Rio Contra a Fome fecha parceria com empresa para distribuir alimentos doados

Publicado em 31/05/2021 - 14:28 | Atualizado em 31/05/2021 - 15:01
Acordo vai facilitar logística de distribuição de alimentos - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A Rio Contra a Fome já arrecadou mais de 53 toneladas de itens da cesta básica para mitigar os efeitos da pandemia nas favelas e periferias da cidade e agora conta com o apoio do Prezunic na distribuição. Coordenada pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Especial de Ação Comunitária (SEAC), a campanha promove a doação de alimentos e produtos de higiene nos postos de vacinação e entrega para 80 coletivos e organizações da sociedade civil montarem cestas e distribuírem para a população em insegurança alimentar nos territórios.

Nos chamados macropolos de vacinação, que têm maior estrutura, as doações já chegaram a mais de uma tonelada por dia. Um dos desafios da logística é fazer com que a grande quantidade arrecadada nesses locais chegue nas áreas da cidade que mais necessitam de apoio, mas que recebem menos doações. Para ajudar nessa questão, a JUVRio firmou parceria com o Prezunic, que disponibilizou veículos para coletar duas vezes por semana nos macropolos e transportar parte das doações para as zonas da cidade que mais precisam de suporte.

Salvino Oliveira, secretário da JUVRio, comemora a parceria e explica como funciona a distribuição de doações da Rio Contra a Fome.

– A arrecadação dos polos de vacinação localizados em áreas mais prósperas da cidade será redistribuída, em parte, para as Areas de Planejamento (APs) com maior vulnerabilidade e que não arrecadam tantos alimentos. A doação individual dos cidadãos é muito importante, mas o apoio de empresas possibilita uma escala e um impacto importantes num momento de grande vulnerabilidade alimentar.

Locais de grande volume de doações como Casa Firjan, Museu da República, Hotel Fairmont, Jockey Clube Brasileiro, Planetário da Gávea, Imperator, Tijuca Tênis Clube, Parque Olímpico e Cidade das Artes vão compartilhar sua arrecadação com as regiões da AP3 (Méier, Jacarezinho, Irajá, Madureira, Inhaúma, Complexo do Alemão, Penha, Anchieta, Vigário Geral, Pavuna e Ilha do Governador), AP4 (Jacarepaguá e Cidade de Deus) e AP5 (Bangu, Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba).

Patrícia Perez, gerente de marketing do Prezunic, elogia a iniciativa.

– Estamos sempre dispostos a colaborar com ações que garantam mais dignidade e qualidade de vida para a população. A Rio Contra a Fome é uma ação importantíssima e temos enorme satisfação em contribuir como parceiros para que as doações cheguem a todos que precisam.

Doações de alimentos

Todos os pontos municipais de vacinação continuam recebendo doações, incluindo aqueles que funcionam apenas no sistema de drive-thru. Os itens de cesta básica prioritários são arroz, feijão, fubá, açúcar, óleo de cozinha, leite em pó e sabonetes. A lista completa de pontos e calendário de vacinação municipal está disponível em coronavirus.rio/vacina. Empresas também podem realizar doações de volumes maiores e auxiliar na Rio Contra a Fome. Para volume superior a 50kg de doações a JUVRio disponibiliza o e-mail juvrio@rio.rj.gov.br.

• 31 de maio de 2021