Guarda Municipal participa de diversas atividades em alusão à Semana Nacional do Trânsito

Publicado em 21/09/2021 - 11:31 | Atualizado em 21/09/2021 - 11:32
A GM fará uma série de atividades na Semana Nacional de Trânsito - Robert Gomes/Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal (GM-Rio) está participando com diversas atividades na Semana Nacional do Trânsito de 2021. O objetivo da campanha, comemorada sempre entre 18 e 25 de setembro em todo o país, é promover a conscientização de todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres, sobre a segurança viária. O tema deste ano é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

As atividades da GM-Rio serão realizadas pela Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran), que coordena as ações dos Grupamentos Especiais de Trânsito, responsáveis pela coerção às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pela fluidez das vias e pela operação do trânsito na cidade.

A GM-Rio está realizando palestras em escolas da educação infantil para conscientizar desde cedo sobre a importância da cidadania no trânsito, como no caso do respeito à faixa de pedestre e do sinal de trânsito, do uso do cinto de segurança e outras atitudes. Na operação diária, ao longo da semana, guardas da Subtran montarão uma operação especial de trânsito em toda a extensão da Rua Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio, que é uma das vias da cidade com grande número de reclamações relacionadas ao desrespeito às regras de trânsito, para coibir às infrações e dar visibilidade às ações de operação de tráfego.

No cruzamento da Lopes Quinta com a Pacheco Leão, por exemplo, os agentes vão focar na coerção ao estacionamento em local proibido ou que possa causar transtornos à circulação. Na altura do Parque Lage, Jockey Clube e do Clube Militar, o foco será a conversão de faixa proibida. Já na descida do Túnel Rebouças será a travessia de pedestres e a fluidez do trânsito.

– A Guarda Municipal tem uma função primordial no trânsito da cidade. São inúmeras operações, como a implantação de faixas reversíveis, o monitoramento das áreas de proteção ao ciclismo de competição e a operação diária do trânsito, que ajudam a promover o ordenamento e a segurança do trânsito. Nossa missão é também conscientizar a população e a Semana Nacional do Trânsito é muito importante porque ela chama a atenção para a necessidade da participação de toda a sociedade – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Operação especial para os passeios ciclísticos da cidade – A Guarda Municipal também dará apoio operacional a passeios ciclísticos que acontecerão na cidade na quarta-feira (22/09), em alusão ao Dia Mundial sem Carro, que acontece dentro da Semana Nacional do Trânsito. Os eventos estão sendo promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), e também por outras entidades, como o Consulado dos Estados Unidos, e contarão com apoio de diversos órgãos operacionais além da GM-Rio, como a CET-Rio e a Seop.

A GM-Rio vai atuar na escolta de ciclistas e no monitoramento do trânsito nos passeios ciclísticos do Arpoador até a Praça VX, ida e volta, que acontecerão pela manhã e à tarde com emprego de 16 guardas nos dois períodos, contando também com emprego de viaturas e motocicletas. Já no período da noite, as equipes da GM-Rio vão apoiar evento ciclístico, na Zona Oeste, de Deodoro à Vila Valqueire.

CET-Rio monta programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito

• 21 de setembro de 2021