CET-Rio monta programação especial para marcar a Semana Nacional de Trânsito

Publicado em 18/09/2021 - 09:00 | Atualizado em 17/09/2021 - 22:25
A Avenida Presidente Vargas, no Centro - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Prefeitura, por meio da CET-Rio, preparou uma série de atividades para a Semana Nacional de Trânsito, celebrada a partir deste sábado (18/09) até o dia 25 deste mês. O objetivo é conscientizar pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas  por meio de campanhas de educação, engenharia e fiscalização, além de promover a mobilidade urbana sustentável e um trânsito mais humano.

A seguir, a programação:

CAMPANHA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Uma campanha publicitária vai ser divulgada nas mídias digitais e no mobiliário urbano da cidade para promover um trânsito mais humano e seguro. O tema é “Pedestres e ciclistas: ver e ser visto”, para reforçar a necessidade do uso de equipamentos e acessórios que os tornem mais visíveis. Também será trabalhada a empatia, reforçando o papel dos mais fortes protegerem os mais vulneráveis.

PALESTRAS, PAINÉIS E CAPACITAÇÃO

A CET-RIO aproveitou o tema da campanha para promover ações internas de capacitação técnica em segurança viária. No terça-feira (21/09), a companhia terá representantes no evento “Painel de Segurança Viária”, promovido pelo Instituto Cordial com o objetivo de criar espaços de discussão e desenvolver estudos no campo da segurança viária.

Na sexta-feira (24/09), técnicos participarão de um webinar sobre sistemas seguros em parceria com a WRI Brasil.

Também haverá palestras sobre Educação para o Trânsito em diversas empresas, nas Semanas Internas de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

DIA MUNDIAL SEM CARRO (22 de setembro)

Mobilidade é um tema fundamental para a gestão urbana, principalmente nos grandes centros. Segundo dados do Ministério das Cidades, 85% dos brasileiros não têm carro e 50% das viagens são feitas por meios não motorizados. Porém, segundo a ANTP, em todas as grandes cidades brasileiras, o automóvel ocupa mais de 75% de todo o espaço viário disponível. O uso consciente de veículos tornaria as cidades menos barulhentas e poluídas, mais saudáveis, seguras e democráticas.

Atividades programadas:

Manhã: A Prefeitura, em parceria com diversos órgãos, entre eles a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e com a participação do Consulado dos Estados Unidos, está promovendo a pedalada Bike-to-Work. A concentração está marcada para as 7h, na Praça Garota de Ipanema, no Arpoador, com a partida prevista para as 8h e chegada na Praça Quinze.

Tarde: Haverá concentração às 15h, na Praça Poeta Manoel Bandeira, no Centro, com saída às 16h,  rumo à Praça Garota de Ipanema. Serão instaladas tendas para distribuição de material educativo e informativo. Todas as medidas sanitárias serão adotadas para evitar risco de contaminação por Covid-19. Também serão distribuídas máscaras aos participantes.

Noite: Encontro de ciclistas das Zona Norte e Oeste. Concentração às 19h30 e saída às 20h, na Vila Militar, em Deodoro, e chegada na Praça Saiqui, em Vila Valqueire.

CAMINHAR É PRECISO (25 de setembro)

Fechando a Semana Nacional de Trânsito, a CET-Rio, em parceria com a Subprefeitura do Centro, realizará uma ação para priorizar o pedestre no Centro da cidade. A Rua Buenos Aires, entre as ruas Uruguaiana e República do Líbano, será aberta aos pedestres e fechada para circulação de veículos motorizados. A Avenida Passos também terá uma faixa da pista de veículos segregada e dedicada à circulação de pedestres, entre a Av. Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires, ampliando assim a área de circulação de pessoas. A operação acontecerá das 7h e 15h.

• 18 de setembro de 2021