Guarda Municipal do Rio ganha prêmio Ouvidoria Cidadã

Publicado em 26/10/2023 - 15:18 | Atualizado

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) recebeu o prêmio Ouvidoria Cidadã, conferido pela seccional do Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO-RJ). A premiação foi entregue ao ouvidor-chefe da GM-Rio, inspetor Zacarias Barbosa, durante o V Encontro Estadual dos Ouvidores do Rio de Janeiro, realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório do Centro Integrado de Comando e controle (CICC), no Centro do Rio. A premiação foi concedida por decisão unânime da Diretoria e dos Conselhos Deliberativos e Fiscal da associação, pela trajetória no aperfeiçoamento da Cidadania Participativa no Estado do Rio de Janeiro.

A Ouvidoria é o primeiro passo do atendimento aos cidadãos e aos servidores, e os ouvidores da GM-Rio trabalham em contato direto com todos os setores e unidades operacionais, incluindo a Corregedoria, que recebe as denúncias. Atualmente, a Ouvidoria da GM-Rio é a segunda colocada em quantidade de chamados recebidos na Prefeitura do Rio. Neste ano, de janeiro a setembro, foram 17.765 manifestações de Ouvidoria. Também houve 38 pedidos feitos pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e 76 atendimentos presenciais. Em 2022, ganhou um novo espaço dentro da sede da GM-Rio, reformado e mais acessível, para otimizar o atendimento ao público, em especial nos casos presenciais.

Além dessa premiação, a instituição também recebeu certificação do Programa Rio+, que prestigiou 60 iniciativas dos órgãos da Prefeitura do Rio que contribuem para um Rio mais inteligente e sustentável. A GM-Rio recebeu a certificação na categoria prata pela fiscalização da perturbação do sossego. A premiação foi entregue ao inspetor Marco Aurélio Pereira, comandante da 1ª Inspetoria (Centro).

O programa, com foco na cultura de gestão sustentável, foi criado pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e pela Coordenadoria de Cidade Inteligente da Prefeitura do Rio de Janeiro (CCI), que funciona no Centro de Operações Rio (COR). O programa criou o SELO RIO+ para valorizar e reconhecer iniciativas que contribuem para a qualidade de vida do carioca. A entrega das certificações foi realizada no auditório da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).

– Receber essas premiações mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para assegurar a integridade no ambiente e no exercício do trabalho para oferecer o melhor serviço para a população carioca – destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

• 26 de outubro de 2023