Piscinão de Ramos ganha murais de grafite

Publicado em 05/12/2023 - 14:06 | Atualizado em 05/12/2023 - 16:06
A pintura dos murais leva arte aos frequentadores do Piscinão - Prefeitura do Rio

O Piscinão de Ramos entrou na rota do maior corredor de arte urbana da América Latina, que está deixando a Avenida Brasil mais colorida. A Estação de Tratamento de Água do Piscinão ganhou dois murais de grafite que retratam a alegria dos frequentadores do local e a vida no subúrbio carioca.

– O grafite tem uma pegada suburbana. Usar dessa arte para trazer cores e alegria para um local de lazer da Zona Norte é uma forma de resgatar o orgulho suburbano – afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Os murais foram pintados pelo artista baiano Leandro da Conceição Santana, que é morador de Ramos, e se inspirou no próprio Piscinão e na Baía de Guanabara para criar os painéis artísticos. A iniciativa é da Fundação Rio-Águas, que opera a estação e cuida da qualidade dos 30 milhões de litros de água que abastecem o lago salgado. O tratamento é realizado em parceria com a concessionária Águas do Rio.

– O Piscinão de Ramos é um dos locais mais frequentados na Zona Norte. Ele atrai pessoas do mundo inteiro para conhecê-lo. Promovemos a pintura destes murais para levar mais arte aos frequentadores e fazer com que a estação tenha mais harmonia com este lugar tão apreciado por cariocas e turistas – ressaltou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

Artista trabalhou com Kobra

O muralista Leandro da Conceição Santana, 39 anos, é natural de Salvador, na Bahia, e mora há 20 anos no Rio. Trabalhou por dois anos com o renomado artista Eduardo Kobra. Santana vive da arte e tem em sua carreira murais de grafite e desenho artístico, que foram pintados em Salvador, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, no Centro do Rio e em Campo Grande. Ele também atuou na equipe de produção e criação de escolas de samba cariocas.

• 5 de dezembro de 2023