Prefeituras do Rio e de Niterói selam acordo para levar o aplicativo Taxi.Rio aos niteroienses

Publicado em 19/05/2022 - 21:54 | Atualizado

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou nesta quinta-feira (19/05) um termo de cooperação para implementação do aplicativo Taxi.Rio Cidades no município de Niterói, na Região Metropolitana do Estado. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (IPLANRIO), o aplicativo pode ser baixado no celular dos usuários e permite que o passageiro solicite um táxi com até 40% de desconto na corrida.

O Taxi.Rio Cidades tem 1,2 milhão de passageiros cadastrados e realiza uma média de 1 milhão de corridas por mês apenas na capital. Sem qualquer cobrança de taxa de serviço para os taxistas, a ferramenta funciona como uma importante alavanca para a categoria frente à concorrência de aplicativos de transporte, que impõem um custo de cerca de 40% do valor das corridas aos motoristas.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira; do deputado federal, Pedro Paulo Carvalho, ex-secretário de Fazenda e Planejamento do Rio; e do presidente da Iplan, Cláudio Fonseca. O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou remotamente.

Nos últimos três anos, o fluxo de passageiros no aplicativo municipal aumentou substancialmente. A quantidade de usuários transportados em 2019 (2 milhões), período pré-pandemia, subiu 26% na comparação com 2021 (2,6 milhões). Dados mais recentes confirmam essa tendência de aumento. Nos três primeiros meses de 2022, a quantidade de passageiros transportados (751 mil) teve aumento de 27% frente ao mesmo período do ano passado (589 mil).

– Com o aplicativo nós vamos conseguir fazer com que o uso do táxi seja mais competitivo em relação a essas plataformas, que contribuem pouco para a cidade. Tenho certeza que com o Taxi.Rio Cidades a gente vai ter uma condição muito melhor de trabalho para os taxistas de Niterói – afirmou Axel Grael.

Sob o comando de Pedro Paulo entre janeiro de 2021 e março de 2022, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio, por meio da Iplan, iniciou o processo de ampliação do aplicativo Taxi.Rio para outras cidades. Além de Niterói, outros sete municípios importaram a plataforma.

Para Cláudio Fonseca, presidente da Iplan, as melhorias deram mais agilidade ao sistema. Entre as mudanças estão a inserção do pagamento ao motorista com PIX e maior precisão do mapa. Após essas melhorias, a Iplan observou que houve aumento gradativo da procura pelo aplicativo.

Dados do 1º trimestre de 2022 mostram que o número de corridas realizadas subiu 89% em relação ao mesmo período de 2019 (2,46 milhões vs. 1,3 milhão). Em paralelo, o tempo de aceitação das corridas caiu 38% e o tempo de embarque, 17%.

• 19 de maio de 2022