Mapa da Mulher Carioca vai criar políticas e serviços para a população feminina da cidade

Publicado em 08/04/2021 - 06:54 | Atualizado em 08/04/2021 - 07:35
Mapa da Mulher Carioca - Reprodução

Reunir  dados  para  fazer um  retrato  da  realidade  das mais de 3,6 milhões de mulheres da cidade do Rio e criar políticas  e  serviços  públicos mais efetivos para a população feminina.  São essas as finalidades do Mapa da Mulher Carioca,  que  será  lançado nesta quinta-feira (08/04) pela Prefeitura, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Liderado  pela  Secretaria Especial de Políticas e Promoção  da  Mulher,  o  projeto conta com a parceria do Instituto Pereira Passos, além da participação  de  nove  secretarias municipais e da Fundação João Goulart.  Estas  instituições  farão parte do Grupo de Trabalho que se reunirá quinzenalmente para a construção do mapa.

O estudo tem a previsão de ser concluído até o fim do ano. O objetivo é ajudar os gestores municipais na identificação das prioridades e necessidades das mulheres da cidade, o que contribuirá para o desenvolvimento de políticas e serviços públicos mais  inclusivos  e  integrados no enfrentamento às violências contra a mulher e na promoção das cariocas.

O mapa relacionará informações  sociais  e  estatísticas  por meio de análises regionalizadas, garantindo  um  melhor  planejamento  e  orçamento  da  cidade diante das diversas desigualdades  existentes.  Além  disso,  também  vai  suprir  uma lacuna  em  termos  de  disseminação  de  informações públicas sobre o tema.

A  partir  do  lançamento do  projeto,  dados  preliminares  levantados  pelo  estudo  poderão  ser  consultados  por  meio  do  site Mapa Mulher Carioca.

• 8 de abril de 2021