Mais de 95 mil moradores do Rio já pagaram o IPTU de 2023 à vista

Publicado em 03/02/2023 - 11:16 | Atualizado
Vista do Rio de Janeiro - Arquivo / Prefeitura do Rio

As guias do IPTU de 2023 já começaram a ser quitadas por muitos moradores da cidade do Rio. Até quinta-feira (2/2), 95.193 contribuintes realizaram o pagamento da cota única, garantindo 7% de desconto. O número representa um aumento de 94% de cariocas que efetuaram esta modalidade de pagamento em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento identificou que outros 19.615 cidadãos já pagaram a primeira parcela. Até o momento, o total de arrecadação é de cerca de R$ 295 milhões para o município.

Desde 23 de janeiro, moradores da cidade do Rio de Janeiro têm acesso às guias para pagamento do IPTU 2023 pela internet. Além da possibilidade de serem emitidas pelo site carioca.rio, as guias também estão disponíveis no aplicativo do Carioca Digital. Com isso, os contribuintes podem quitar os valores pelo celular, de forma mais simples e segura.

As guias físicas do IPTU começaram a chegar nas casas dos cariocas no último dia 16, em formato de carta com uma única folha. O documento tem dois códigos de barras – um para pagamento da cota única e outro para quitação da primeira parcela. Os contribuintes tem até terça-feira (7/2) para pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto predial. Os que optarem pelo pagamento em cota única garantem o desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2022.

Atenção para golpes

O município também faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet. Foram identificados sites falsos e números de telefone que enviam mensagens a contribuintes solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via whatsapp ou SMS. O canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746, e o principal endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o Carioca Digital.

• 3 de fevereiro de 2023