IPTU 2022: quarta cota vence nesta sexta-feira

Publicado em 06/05/2022 - 11:10 | Atualizado em 06/05/2022 - 11:34
Vista do Rio de Janeiro - Arquivo / Prefeitura do Rio

Os contribuintes da cidade do Rio que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU de 2022 têm até esta sexta-feira (6/5) para realizar o pagamento da quarta cota do imposto predial. A guia para pagamento está disponível tanto no site carioca.rio, quanto no aplicativo do Carioca Digital. Com isso, os contribuintes podem quitar os valores pelo celular, de forma mais simples e segura.

As guias em formato digital substituem o antigo carnê, que costumava ser enviado aos 1,6 milhão de contribuintes. Para a comodidade dos cariocas, é possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses. Já o aplicativo do Carioca Digital, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Rio (Iplanrio), está disponível para iOS e Android e pode ser baixado nas lojas Apple e Google.

O não pagamento do tributo na data de vencimento implica na incidência de acréscimos moratórios.

Calendário IPTU 2022

Cota única: Vencimento em 7/2/2022

1ª cota: Vencimento em 7/2/2022

2ª cota: Vencimento em 9/3/2022

3ª cota: Vencimento em 7/4/2022

4ª cota: Vencimento em 6/5/2022

5ª cota: Vencimento em 7/6/2022

6ª cota: Vencimento em 7/7/2022

7ª cota: Vencimento em 5/8/2022

8ª cota: Vencimento em 8/9/2022

9ª cota: Vencimento em 7/10/2022

10ª cota: Vencimento em 8/11/2022

Pagamento pelo aplicativo Carioca Digital

1. Baixe o aplicativo “Carioca Digital” no celular
  2. Acesse o app e entre com sua Identidade Carioca – este é o mesmo login e senha usado para acessar o site Carioca Digital. Caso não tenha, crie um usuário clicando em “Criar minha identidade carioca”. O acesso também pode ser feito com as credenciais dogov.br.
  3. Será preciso aceitar os Termos de Condições de Uso e autorizar o tratamento de dados pessoais.
  4. O aplicativo já irá abrir na tela do IPTU, com uma mensagem: “Você ainda não adicionou uma inscrição imobiliária”. Clique no botão verde com um “+”ao lado e entre com o número da sua inscrição imobiliária. Você poderá adicionar uma para cada imóvel.
  5. Clique no botão que vai aparecer com o número da inscrição imobiliária inserido, o nome do proprietário e o endereço do imóvel
  6. Selecione a guia de pagamento
  7. Selecione a forma de pagamento (cota única ou parcelado) e clique em “gerar boleto”.
  8. Agora você poderá escolher se deseja copiar o código de barras, gerar um PDF do boleto ou compartilhar o mesmo para pagamento.

Pagamento pelo Portal Carioca Digital

1. Acesse o portal carioca.rio.
  2. Role a tela para baixo e clique no botão IPTU 2022.
  3. Insira seu número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU.
  4. Selecione o exercício 2022.
  5. Clique em prosseguir.
  6.    Selecione a parcela desejada
  7. Com qualquer uma das opções selecionadas, aparecerá um botão para gerar o boleto
  8. Agora é só clicar.

Atenção para golpes

O município também faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes na internet. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento já identificou sites que imitam o Carioca Digital para induzir os contribuintes a emitir boletos falsos de IPTU. É importante lembrar que o único endereço para emissão da guia e das cotas do IPTU é o Carioca Digital: www.carioca.rio  ou o aplicativo Carioca Digital disponível para download nas lojas Google e Apple.

• 6 de maio de 2022