Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ promove a inclusão

Publicado em 22/06/2023 - 17:10 | Atualizado
A segunda edição do Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ será realizada na Praia de Ipanema - Divulgação

A segunda edição do Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ será realizada neste sábado (24/6), às 10h, com um torneio de vôlei de praia, em Ipanema, para se tornar um marco na causa LGBT+ no cenário esportivo da cidade. Junho é o mês do orgulho LGBT+. Com patrocínio do Ministério do Esporte, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, e do quiosque Sel D’Ipanema, e apoio da Secretaria de Diversidade, Unesco, Riotur e Visit Rio, a edição terá a presença de Tifanny, primeira jogadora de vôlei transgênero do Brasil a entrar em quadra no circuito profissional.

– Neste festival, todas as pessoas interessadas em participar serão bem-vindas. Igualdade, diversidade e inclusão por meio do esporte são as nossas principais bandeiras. A Tifanny é a nossa bandeira da diversidade porque o esporte ainda não conseguiu definir o papel da trans – explicou Jackie Silva, idealizadora do projeto e primeira mulher brasileira a ganhar a medalha de ouro na história dos Jogos Olímpicos ao lado de Sandra.

Jogadora que disputa a Superliga Feminina de Vôlei, Tifanny será a convidada especial para o jogo exibição que vai reunir estrelas do esporte e celebridades gays.

– Estou muito feliz em poder participar dessa festa que vai ocorrer no vôlei de praia na cidade do Rio de Janeiro, uma cidade conhecida no mundo inteiro que precisa dar espaço para o público LGBTQIA+. Eu, como primeira mulher trans do esporte brasileiro, fico muito feliz de ser convidada para participar de um evento tão importante como esse junto de uma campeã olímpica, a Jackie Silva. Isso é muito gratificante, pois eu sei que a nossa comunidade trans é a que mais sofre no meio LGBTQIA+, somos o país que mais mata mulheres trans no mundo – analisou Tifanny.

Além dela, a bicampeã olímpica Fabi Alvim, a jogadora de vôlei Carol Solberg, a percursionista Lan Lanh e a psicóloga Bárbara Freitas já confirmaram presença no jogo exibição. Por meio de um torneio aberto ao público, com 32 duplas – 16 masculinas e 16 femininas – divididas em quatro quadras, o festival pretende proporcionar aos participantes uma experiência marcante de atividade física associada à inclusão, sustentabilidade e belezas naturais da cidade. O evento pretende proporcionar um espaço seguro e saudável para a comunidade LGBTQIA+ e o público se reunir, socializar e se envolver em uma competição saudável que realça a importância da inclusão social, e demonstra que todos são valorizados e bem-vindos na sociedade.

– Feliz com o patrocínio da Secretaria de Esportes em um evento com uma causa tão importante. Jackie é uma referência, não só para o vôlei mas para o esporte mundial. Sempre estaremos de braços abertos para eventos que abrecem a bandeira da inclusão e diversidade. Ansioso para o dia 24, Ipanema vai parar com o Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+ – disse o secretário de Esportes do município do Rio, Guilherme Schleder.

O festival também contará com a participação de DJs e apresentações de drags para animar o ambiente e transformar a praia num local de confraternização para todos com distribuição de uma combinação clássica das areias cariocas: biscoito Globo e mate. Outro pilar importante é a sustentabilidade: o torneio será organizado de forma sustentável, com foco na minimização do impacto ambiental nas areias da praia. Produtos biodegradáveis, canudos e copos de papel e coleta de lixo seletiva serão implementadas. Essas medidas não apenas promovem a sustentabilidade, mas também demonstram a importância de proteger o meio ambiente e estimular eventos que não interfiram nas belezas naturais das praias.

Ações como essa visam trazer benefícios econômicos para a cidade, impulsionar o turismo e oferecer oportunidades para o comércio local. Portanto, celebrar o orgulho gay, abraçar a causa LGBTQIA+ dentro e fora do esporte e preservar as praias do Rio de Janeiro são atitudes interligadas que promovem a igualdade, a inclusão, a sustentabilidade e o fortalecimento da cidade como um todo.

• 22 de junho de 2023