Publicado em 08/10/2021 - 12:21 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Biblioteca homenageando a cantora Sandra de Sá é inaugurada na Vila Olímpica Clara Nunes
Artista agradeceu a iniciativa - Divulgação/Prefeitura

Foi inaugurada nesta quinta-feira (07/10), na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, a Biblioteca Sandra de Sá. A iniciativa é uma parceria do equipamento da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) com o Favelivro, movimento que busca difundir arte, literatura e educação em favelas e periferias do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença da artista, que cantou alguns sucessos e agradeceu a iniciativa.

– Queria agradecer ao secretário Guilherme Schleder pelo apoio. Na verdade, eu e a Favelivro agradecemos. Quando fazemos as coisas com naturalidade e verdade tudo conspira a favor. É bacana representar o conhecimento, e o legal é que estudei aqui do lado da vila. É uma honra ser homenageada assim. Vamos parar de correr atrás e chegar junto. Assim nos fortalecemos para acontecer coisas como essa aqui – disse Sandra de Sá.

O secretário retribuiu o carinho da cantora e elogiou a parceria entre a vila e o movimento.

– Nós é que agradecemos a Sandra. Gosto de reforçar que as vilas vão além do esporte, pois também oferecem entretenimento e lazer. Trazer o Favelivro para a Clara Nunes é uma oportunidade ímpar para alunos e frequentadores do espaço, que agora terão uma biblioteca à disposição que homenageia uma grande artista – enalteceu.

O Favelivro existe desde 2012 e já inaugurou seis bibliotecas. A última foi em Rocha Miranda e levou o nome da cantora Fernanda Abreu. A ideia de personalizar os espaços tem o objetivo de manter viva a memória de quem valoriza o conhecimento. Já foram referenciados os escritores José Mauro de Vasconcelos e Luciana Savaget, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, o jornalista Luiz Erlanger e o humorista Hélio de la Peña.

– Queremos reforçar a memória do brasileiro. O diplomata Sérgio Vieira de Melo, por exemplo, é pouco conhecido. Foi um homem que buscou a paz e morreu vítima de um atentado em Bagdá. A Sandra de Sá dispensa comentários. Poder fazer esse trabalho numa vila é maravilhoso, pois une esporte e cultura – elogia a professora Verônica Marcílio, uma das idealizadoras do movimento ao lado do livreiro Demézio Batista.

Todo projeto é mantido por doações, cujo foco principal é facilitar o acesso e democratizar os livros. Cada biblioteca tem um volume inicial de mil exemplares, entre romances, poesias e literatura infantil. O sucesso tem sido tanto que o Favelivro já tem convite para abrir um espaço até em Minas Gerais. Antes, porém, vão inaugurar a Biblioteca Paulo Betti, no dia 16 deste mês, na Barreira do Vasco.

• 8 de outubro de 2021