No combate ao etarismo, Prefeitura leva cariocas 40+ ao Bondinho do Pão de Açúcar

Publicado em 21/03/2023 - 16:46 | Atualizado em 21/03/2023 - 18:41
Alunos do Projeto Vida Ativa e frequentadores da Casa de Convivência Carmen Miranda visitaram o Pão de Açúcar - Divulgação

Alunos do Projeto Vida Ativa e frequentadores da Casa de Convivência Carmen Miranda estiveram na segunda-feira (20/03) no Bondinho Pão de Açúcar, na Urca. As duas iniciativas ocorrem por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV), que vem combatendo o preconceito enfrentado por pessoas com 40 anos ou mais, levando essas pessoas para o campo da potência. Resilientes, durante o passeio os participantes contaram um pouco de suas histórias.

Dona Luziana Gomes, de 47 anos, aluna do Vida Ativa, esteve pela primeira vez no ponto turístico.

– Dia marcante, inesquecível. Foi um sonho. Eu faço tratamento de câncer de mama há três anos. Em vez de me lamentar, hoje eu vivo a vida – contou ela, que pratica exercícios no projeto e já consegue movimentar os braços normalmente.

Ivanildo Ferreira, de 55 anos, é cadeirante e ficou lisonjeado com o convite para o Pão de Açúcar. Ele faz questão de estar presente diariamente nas aulas:

– Sofri três acidentes que me deixaram na cadeira de rodas, mas sigo confiante de que conseguirei voltar a andar por conta dos exercícios físicos. Hoje está sendo uma experiência nota 10. Obrigado, obrigado, obrigado.

Além do Vida Ativa e das Casas de Convivência, a SEMESQV oferece para esse público o programa Agente Experiente. No ano passado, o Festival Desculpe Incomodar trouxe a temática da intergeracionalidade – algo que se estabelece entre duas ou mais gerações -, tendo a arte como porta de entrada. Foram seis dias de programação cultural gratuita, com oficinas, palestras, rodas de conversa e exposição em pelo menos 15 pontos da cidade.

– O combate ao etarismo não é apenas uma questão de justiça social, mas também de promover o envelhecimento saudável e a inclusão social de todas as pessoas – disse o secretário Junior da Lucinha.

Desde 2021, o Projeto Mais Cidade já atendeu 3.336 pessoas. O objetivo é garantir o direito à cidade por meio de acesso e utilização de diversos espaços culturais, artísticos e turísticos da cidade, com isenção de pagamento nas entradas, gratuidade e formação de público.