Idosos das Casas de Convivência marcam presença em festival literário no Píer Mauá

Publicado em 12/05/2022 - 17:17 | Atualizado
Oitenta idosos das Casas de Convivência foram ao festival literário no Pier Mauá - Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, proporcionou a ida de 80 idosos à 4ª edição do LER – Festival do Leitor, no Píer Mauá. Eles são frequentadores das Casas de Convivência Naná Sette Câmara (São Conrado), Clara Nunes (Madureira) e Bibi Franklin Leal (Tijuca).

Foram três dias de imersão nos livros e nas diversas atividades lúdicas realizadas no espaço chamado LER em Movimento. Os idosos assistiram ao “Samba do Menino”, que são histórias do folclore contadas por meio do samba, e participaram da roda de memórias – tecendo histórias com bonecas abayomis, em que cada um confeccionou sua boneca utilizando materiais como tesoura, tecido preto e retalhos coloridos, construída a partir de nó e amarração.

Segundo Gisele Lopes, curadora do LER em Movimento, é importante para a terceira idade frequentar esses espaços.

– Receber um público de idosos é sensacional porque temos a oportunidade de trazer essas pessoas para vivenciarem e participarem dessas ações que foram tão pensadas e tão programadas para todos os visitantes da LER – disse.

Nesta quinta-feira (12/5), o grupo da Casa da Tijuca assistiu ao coral Uma Só Voz, que é composto por pessoas em situação de rua. Para o secretário Junior da Lucinha, o festival é um ambiente acolhedor e foi estimulante para a imaginação dos idosos.

– Observamos o quanto foi rico esses momentos. Valorizamos a troca de ideias, a escuta, o diálogo, o respeito à ancestralidade, a memória, o estímulo à leitura e a integração entre gerações – afirmou.

Ocupando os armazéns 3, 4 e 5 do píer, o evento vai até domingo (15/5).