Prefeitura lança vídeo de agradecimento aos profissionais de Educação em tempos de pandemia do novo coronavírus

Publicado em 30/04/2020 - 19:12 | Atualizado
Serviço da Seop já atendeu mais de 7,7 mil solicitações quase dois meses. Foto: Divulgação / Prefeitura do RioServiço da Seop já atendeu mais de 7,7 mil solicitações quase dois meses. Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta quinta-feira, na Sala de Leitura Virtual da SME (https://www.youtube.com/watch?v=YuDhAvYYwEQ), um vídeo de agradecimento aos profissionais da Educação que estão empenhados em manter a rotina de estudo para os alunos durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Professores, responsáveis e alunos da Rede Municipal de Ensino gravaram, cada um de sua casa, vídeos para agradecer o esforço dos educadores que, mesmo afastados das unidades escolares, seguem fornecendo suporte para que os estudantes mantenham suas rotinas de estudos.

A gravação foi organizada por meio da Gerência de Leitura da SME e publicada nas redes sociais da secretaria e no canal do Youtube Sala de Leitura SME Carioca, onde são divulgados, desde o início do isolamento social, conteúdos pedagógicos de leitura para todos os estudantes. Além dos professores na edição desta semana, já enviaram vídeos para o canal o imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, e o bisneto do escritor Monteiro Lobato, Ricardo Monteiro Lobato, entre outros participantes. O vídeo compilado em agradecimento aos profissionais da Educação também será distribuído via Whatsapp para grupos de responsáveis e professores.

Para Carla Celestino, gerente de leitura da SME, a homenagem é merecida e lembra que, mesmo em momentos difíceis, a Educação presta um serviço fundamental para a sociedade.

— É sempre bom lembrar a todos os profissionais da Educação que, além de oferecer o conteúdo, eles precisam se cuidar. Todos precisamos uns dos outros e todos são muito importantes para nós. Mesmo sem aula presencial, tivemos um grande aprendizado. Lembramos que devemos valorizar o que de fato importa: as pessoas ¬ disse a gerente de Leitura.

Canal Sala de Leitura SME Carioca: https://www.youtube.com/watch?v=YuDhAvYYwEQ

Facebook da Secretaria Municipal de Educação: https://www.facebook.com/smecariocarj/

Sala de Leitura

O canal, lançado recentemente, já conta com 43 vídeos que acumulam cerca de 13 mil visualizações ao todo, além de conteúdos produzidos exclusivamente por professores e escritores renomados, como imortal da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier. Agora sob esta nova perspectiva, a partir da quarentena imposta pelo novo coronavírus, este espaço virtual quer garantir a continuidade do trabalho de leitura que em uma situação convencional estaria permeando o aprendizado nas 1.541 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os novos vídeos, publicados todas as terças-feiras, são voltados para alunos de diversos anos escolares – da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos.

A recomendação é que os professores indiquem o canal para os responsáveis apresentarem aos alunos em casa. Estudantes de outras redes de ensino e anos escolares também estão convidados para conferir a programação.

No aplicativo SME Carioca 2020

Para facilitar, o canal Sala de Leitura SME Carioca foi incluído no aplicativo SME Carioca2020, que já conta com mais de 3 milhões de acessos e tem permitido aos estudantes da maior rede municipal de ensino da América Latina darem continuidade aos estudos em casa. O link está disponível na área de Sala de Leitura, que também conta com os seguintes conteúdos: livros para leitura livre – disponibilizados para download gratuito – e desafios e atividades. Acesse aqui o aplicativo: https://app.vc/smecarioca2020.

Como participar

Os professores de sala de leitura ou outras disciplinas que tenham interesse em produzir conteúdo sobre leitura e literatura para o canal Sala de Leitura SME, especialmente enquanto durar a pandemia da COVID-19, devem entrar em contato com a Gerência de Educação de sua Coordenadoria Regional de Educação para verificar a possibilidade de publicação no canal ou enviando e-mail para smeleitura@rioeduca.net.