Prefeitura do Rio anuncia que aplicativo de estudos ultrapassa a marca de 3 milhões de acessos

Publicado em 29/04/2020 - 16:10 | Atualizado em 29/04/2020 - 16:48
Os candidatos terão do dia 19 até o dia 22 de outubro para se cadastrarOs candidatos terão do dia 19 até o dia 22 de outubro para se cadastrar

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora o sucesso do aplicativo SME Carioca 2020, que ultrapassou a marca de mais de 3 milhões de acessos. O App oferece conteúdo pedagógico para os alunos da Rede Municipal de Ensino continuarem estudando durante o período de quarentena. O conteúdo é atualizado semanalmente.

Está disponível um formulário de análise, com perguntas para pais e alunos responderem sobre a utilização do aplicativo e ajudarem a torná-lo ainda mais eficiente, que registra uma situação curiosa: estudantes de outras redes de ensino, como a do Estado e Federal, estão consultando o aplicativo da Prefeitura do Rio. Além disso, o SME Carioca 2020 já foi acessado por usuários de outros países como Estados Unidos, Canadá, Argentina, França, Portugal, Espanha, Alemanha, Japão, México, entre outros, e de diversos estados do Brasil e de outros municípios do Rio de Janeiro.

O aplicativo foi uma solução pensada e desenvolvida pelos profissionais da SME para manter os alunos sintonizados com a parte pedagógica durante o período de quarentena.

– Devido ao fechamento de nossas escolas, para evitar aglomerações e a disseminação do novo Coronavírus, oferecemos o Aplicativo com atividades escolares para serem realizadas nesse período. O conteúdo do material pedagógico também está disponível no site da MultiRio e professores estão ministrando aulas através de redes sociais. Contamos com os familiares para que nossos alunos continuem estudando. A participação de todos é muito importante nesse processo – afirma a secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Sueli Pontes.

O aplicativo, lançado no dia 20/3, apresenta uma interface simples e pode ser baixado via celular e computador pelo link https://app.vc/smecarioca2020. Quem também comemora o sucesso do aplicativo é a Fábrica de Aplicativos (Fabapp) – plataforma de criação de Apps da América Latina – que hospeda este da Secretaria Municipal de Educação.

– O aplicativo SME Carioca 2020 é um verdadeiro caso de sucesso. Nunca presenciamos, nos seis anos de existência da Fábrica de Aplicativos e dos mais de 600 mil apps criados e hospedados na nossa plataforma, um aplicativo que, em pouco mais de um mês, ultrapassou a marca de 3 milhões de acessos, atingindo inclusive outros países. Nem mesmo em clientes multinacionais que têm um alcance gigantesco, como a francesa Sodexo ou em startups unicórnios (empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares) como a brasileira Loft, que atua no segmento imobiliário. Um impacto tão grandioso em curto espaço de tempo, além de ser uma resposta rápida em uma situação de crise, é inédito e motivo de muito orgulho para toda a nossa equipe como cidadãos e profissionais em um momento de crise – explica Felipe Dias, sócio e diretor comercial da Fábrica de Aplicativos.

Outra forma de estudar em casa é pelo site da MultiRio – produtora audiovisual de conteúdos educativos em diversas mídias que trabalha junto à comunidade escolar – que disponibiliza aulas virtuais, além do conteúdo didático. Os professores da Rede Municipal de Ensino também estão repassando conteúdos e atividades por meio de redes sociais, como Youtube, Facebook e Whatsapp.

A SME desenvolve conteúdos específicos para a plataforma de aulas digitais da Microsoft TEAMS. Plataforma de matemática, acessível pelo sistema MATIFIC, também está disponível para os alunos. Os alunos que tiverem alguma dificuldade para acessar o conteúdo digital vão receber os materiais impressos e a SME está analisando a melhor estratégia para fazer este material chegar aos estudantes.

Como estudar pela MultiRio

O Material de Complementação Escolar, com vários recursos de apoio pedagógico ligados aos conteúdos curriculares dos anos de Escolaridade da Educação Básica, estão disponíveis no site da MultiRio. O livro do Material Didático Escolar também está aberto para consultas no Portal da MultiRio (www.multirio.rj.gov.br). Vale consultar abas como Multiclube, com conteúdos voltados para diferentes faixas etárias e que reúne o acervo audiovisual, jogos, publicações, reportagens e notícias; o Assista (www.multirio.rj.gov.br/assista), onde estão disponíveis conteúdos áudio visuais; as redes sociais – Facebook, Instagram (@multirio_oficial) e Twitter (@multirio) e no canal 546 da Net.