Publicado em 07/06/2019 - 19:42 | Atualizado em 22/11/2019 - 21:40
  • Início/
  • /

SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipaisEm comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Gerência de Leitura da SME levou para os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino uma série de atividades pedagógicas e lúdicas, que abordavam o tema da Sustentabilidade. Destaque para as programações realizadas no dia 6/6 na Escola Municipal Aleksander Henryk Larks (7ª CRE), no bairro do Anil, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e no dia 7/6 no Centro Cultural de Santa Cruz (10ª CRE).

Nos eventos, foram realizadas sessões cineclubistas para os alunos, oficinas de contação de histórias, brinquedo cantado, exposição de sementeiras de material reciclável, dicas sustentáveis, oficina de plantação de girassóis, produção de texto, exposição de fotos e trabalhos.

A diretora da E. M. Aleksander Henryk Laks, Mariana Fragale, ressaltou que a unidade tem esse nome por conta de um sobrevivente do Holocausto e, por isso, os projetos realizados são fundamentados nos Direitos Humanos e é incentivado sempre aos alunos o protagonismo, a solidariedade e a autonomia.

SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipais– Os olhos dos alunos e responsáveis brilhando na chegada e o até logo na saída do evento, demonstra o sucesso do mesmo. Que o grito de guerra da escola “Somos sustentáveis, somos Larks!” entoe, de alguma forma, em todo o bairro, em toda 7ªCRE, e até mesmo em toda sociedade – disse Mariana Fragale.

Entre as oficinas realizadas no evento da 7ª CRE, destaque para a de moda com anéis de lata, fabricação de pufes de garrafas pet e a de gastronomia de reaproveitamento alimentar. Esta última, inclusive, fez bastante sucesso com a batata frita feita somente das cascas das batatas.

Além disso, o professor César Marques, de Ciências, plantou, com a ajuda dos alunos, uma palmeira no pátio da escola.

SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipaisNo evento da 10ª CRE, ocorreram apresentações teatrais sobre reciclagem, apresentação do coral de alunos da E. M. Otelo de Souza Reis juntamente com alunos da E. M. Aldebarã, e exposição de trabalhos de diversas Unidades Escolares da Coordenadoria.

O professor Victor Pestana contou, também, como foi idealizado o projeto “Eu, boneco”, da E. M. Luiz Caetano de Oliveira. Seu relato baseou-se na questão do trabalho de valorização da autoestima dos alunos, como também os conceitos de identidade e representatividade.

A Coordenadora da 10ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Das Graças Muller, mais conhecida como professora Gracinha, esteve presente no evento e parabenizou os alunos pelos trabalhos realizados. Em sua fala, discorreu sobre o tema central que norteou o Encontro: Sustentabilidade.

A professora Marlúcia Ferreira, professora de Técnicas Agrícolas, falou sobre o projeto “Hortas Escolares” e o projeto “Banco Verde”, que a mesma desenvolve na E. M. Fernando de Azevedo.

SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipaisSegundo a professora, o projeto Hortas Escolares tem o objetivo de introduzir um novo conceito de produção de alimentos orgânicos e de mudança nos hábitos alimentares dos alunos. As alunas Rebeca, Karen e Ana Clara falaram sobre o que aprenderam: a produzir os canteiros, a fazer o plantio das mudas, mas o que mais os impressionam é o plantio feito sem agrotóxico, que beneficia a escola e sobre o consumo desses alimentos por todos dentro da Unidade.

O Grêmio Fênix, da E. M. Fernando de Azevedo, formado pelos alunos Fabiane, Otávio, Gabriel e Gustavo falou sobre o projeto de reciclagem de materiais:

– Precisamos conscientizar as pessoas sobre levar materiais recicláveis para a escola, sobre não jogá-los em lixos comuns. Esses materiais, na escola, a gente recolhe, repassa para a cooperativa e eles produzem outras coisas. Nós também fazemos a troca por “moedas verdes”, que podem ser trocadas por brindes em nosso “bazar verde” – relatou Fabiane, vice-presidente do Grêmio.

A equipe formada por Carla Celestino, Marize, Lilian, Rosiane, Silvana e Gisele, da Gerência de Leitura da SME, prestigiou o evento e parabenizou a todos pelos trabalhos realizados.

SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipais SME comemora Semana do Meio Ambiente com atividades diversas em escolas municipais

• 7 de junho de 2019