Ginásios Experimentais Tecnológicos ultrapassam a marca de 10 mil estudantes matriculados

Publicado em 22/06/2023 - 07:00 | Atualizado em 21/06/2023 - 18:18
Alunos estudam num Ginásio Experimental Tecnológico (GET) - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Os Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs) ultrapassaram a marca de 10 mil estudantes matriculados, com a inauguração, nesta quarta-feira (21/06), de mais duas unidades na cidade; Desembargador Ney Palmeiro, em Jacarepaguá, e Professor Albert Einstein, na Barra da Tijuca. Com isso, sobe para 22 o total de escolas com esse modelo de ensino, considerado inovador no país. A meta da Secretaria Municipal de Educação é abrir 200 GETs até 2024.

Atualmente há 10.767 matriculados nos ginásios, que foram criados para potencializar nos alunos o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Os GETs oferecem aos estudantes a possibilidade de criação de projetos interdisciplinares, que vão além do livro didático.

As unidades contam, por exemplo, com laboratórios maker, para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que impacta o entorno escolar. É a escola municipal contribuindo diretamente para a sociedade.

Outros dois novos GETs deverão ser inaugurados ainda neste mês, e a meta é chegar a 75 unidades até o fim do ano, atendendo a mais de 30 mil alunos de todas as regiões da cidade. A ideia é promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

O Ginásio Experimental Tecnológico está em consonância com iniciativas de outras partes do mundo e são espaços colaborativos, nos quais a “cultura maker” dá o tom. No GET, o estudante é quem está em foco.

• 22 de junho de 2023