Educação realiza nesta quarta (14/10) live do programa Sinta o Som em homenagem aos Professores

Publicado em 13/10/2020 - 17:25 | Atualizado em 13/10/2020 - 17:26
  • Início/
  • /
   Programação apresentará atividades desenvolvidas pelo programa e lançamento de animações

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai realizar nesta quarta-feira, 14/10, às 15h, uma live especial no Youtube, em homenagem ao Dia do Mestre, para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. A transmissão é assinada pelo programa “Sinta o Som”, uma iniciativa que oferece tecnologia educacional para docentes da SME e compartilha estratégias educacionais criativas usando a música e a arte para fortalecer a aprendizagem dos alunos. A live apresentará atividades do programa e lançará animações, além de proporcionar um momento de interação entre os profissionais de ensino do município. Atualmente, o “Sinta o som” conta com 7 mil professores participantes.- O momento é de manter a chama acesa com os nossos professores. Não é só o aluno que sente falta do ambiente escolar neste momento de pandemia. Essa live tem o objetivo de fazer homenagem a esses educadores, que não desistiram, que permanecem se qualificando, aguardando o reencontro com seus alunos. A programação valoriza o esforço de cada professor – explicou a coordenadora do programa Sinta o Som, Moana Martins.

A live será transmitida pelo canal oficial do do Sinta o Som no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCP0Z6GqGR3vxpkWkYudVlAw

Sobre o Sinta o Som

O Sinta o Som é um programa de formação continuada para professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, que compartilha estratégias educacionais a partir da música, da contação de história, dos jogos teatrais, da dança, dos brinquedos e de outras categorias artísticas. A experiência estética torna-se instrumento para fortalecer a aprendizagem dos alunos.

Um conteúdo rico, diversificado e dinâmico para auxiliar os professores é reunido no programa. São oferecidos materiais impressos (cadernos com histórias, jogos, canções etc), aplicativo (fácil e intuitivo, que inclui a versão digital do caderno e uma série de conteúdos extras, como vídeos, partituras e cifras), treinamento e um espaço para interação e troca de experiências em um grupo privado no Facebook. Cada professor pode escolher as atividades mais relevantes de acordo com a sua turma.

Por trás de cada música e de cada brincadeira, há uma intencionalidade educacional para o desenvolvimento de habilidades e competências, com atenção aos aspectos fonológicos, auditivos e cognitivos.

– O “Sinta o Som” foi criado com o compromisso de promover a melhoria da qualidade da educação pública, na tarefa desafiadora de motivar alunos e professores. Oferece oportunidades educacionais criativas por meio das quais os alunos podem conviver, conhecer e reconhecer suas potencialidades, a fim de que estejam preparados para viver em sociedade como cidadãos autônomos, críticos e solidários – contou Moana Martins.

Por conta da pandemia, os treinamentos de professores, antes realizados presencialmente, são realizados semanalmente por meio da plataforma online Zoom.

• 13 de outubro de 2020