Batalha do Conhecimento reúne alunos da rede municipal e comemora os 200 anos da Independência

Publicado em 11/08/2022 - 07:00 | Atualizado em 10/08/2022 - 21:37
Alunos da rede municipal - Rafael Catarcione / Prefeitura do Rio

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação vai promover a Batalha do Conhecimento, competição que reunirá os alunos das 1.544 escolas da rede municipal. O objetivo das atividades é construir o aprendizado de maneira dinâmica e coletiva, e os interessados têm até esta sexta-feira (12/08) para fazer as inscrições.

A batalha será dividida em categorias, da educação infantil à educação de jovens e adultos, e cada grupo participará de uma atividade específica. Alunos de educação infantil e 1⁰ e 2º anos do ensino fundamental vão fazer painéis, coletivamente. Do 3º ao 5º ano, produzirão um quiz, na modalidade individual. Matriculados do 6º ao 9º ano, no 6º ano Carioca e nos projetos Travessia e Carioca I e II terão que criar um slam de poesia ou uma fábrica de memes. O desafio para turmas da educação de jovens e adultos será a produção de fotografias e cards históricos.

A programação prevê ainda jogos, produção de poesias, apresentações de música, teatro e dança com os alunos da rede e narrativas autobiogáficas. O auge do projeto será no Festival Escolar da Independência, em setembro. Na ocasião haverá a etapa municipal do Projeto Rio Capital da Independência. Os melhores trabalhos serão premiados com kits multimídia, notebooks, troféus e medalhas.

Em outubro será lançado o livro Narrativas Cariocas do Bicentenário da Independência do Brasil, uma coletânea do material produzido durante o projeto.

• 11 de agosto de 2022