Rio Construção Summit: Prefeito participa de mesa redonda sobre cidades sustentáveis e inclusivas

Publicado em 20/09/2023 - 14:50 | Atualizado em 20/09/2023 - 14:54
Paes participou da mesa redonda junto com os prefeitos de São Paulo e Belo Horizonte - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, nesta quarta-feira (20/9), de uma mesa redonda com prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes, e de Belo Horizonte, Fuad Noman, sobre cidades sustentáveis e inclusivas, no Rio Construção Summit, maior evento do setor de construção já realizado no Brasil. O painel, realizado na Arena Firjan, no Armazém 3 do Pier Mauá, teve como objetivo compartilhar experiências, as melhores práticas e os desafios.

Confira os principais pontos destacados pelo prefeito:

Cidade sustentável

“Essas mudanças só se darão através dos governos locais. Nós, os municípios, temos a capacidade enorme de gerar impacto na vida das pessoas. O desafio é como a gente faz para financiar e pagar essa conta? Como a gente consegue recursos para fazer essas intervenções importantes em infraestrutura? Em resíduos sólidos, por exemplo. O custo que cada um de nós aqui (prefeitos) tem para a destinação final dos nossos resíduos sólidos é um muito alto.”

Mudanças climáticas

“Existem medidas que podem mitigar e diminuir os impactos das fortes chuvas. Um exemplo concreto são os piscinões da Praça da Bandeira. Antes, qualquer chuva enchia aquela região. Fomos lá, fizemos uma intervenção de infraestrutura e, dependendo do volume da chuva, a gente consegue segurar.”

Igualdade de gênero, de raça

“Criamos a primeira Secretaria da Mulher e também uma Secretaria da Juventude. A cidade do Rio também lidera uma rede antirracista, buscando por meio de políticas públicas afirmativas e de ações concretas tratar desses temas de maneira muito aberta. São temas que, permanentemente, fazem parte da agenda da nossa cidade.”

Metas da ONU

“Esse é um desafio do mundo. A verdade é que estamos todos muito atrasados em relação a essas metas estabelecidas pela ONU até 2030. Participei de um debate essa semana em Nova York, como é que se resolve isso? Nós temos um problema mundial de financiamento. O desafio é muito grande, o fluxo de recursos precisa voltar, o país tem que crescer e avançar. Essa feira mostra isso, estamos olhando com otimismo para a frente, o crédito está voltando e a economia voltou a crescer.”

O Rio Construção Summit termina nesta quinta-feira (21/9). No total serão mais de 200 palestrantes, divididos em quatro palcos simultâneos. São mais de 80 horas de conteúdo. A expectativa é de que o evento reúna um público de mais de cinco mil pessoas, entre empresários, profissionais de engenharia e arquitetura, poder público e estudantes. O evento tem patrocínio da Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio.

Prefeitura participa do Rio Construção Summit, maior evento do setor no Brasil