Defesa Civil do Rio inicia capacitação do Núcleo Comunitário na Matinha no Engenho Novo

Publicado em 12/01/2022 - 22:02 | Atualizado
Ação da Defesa Civil na Matinha - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Defesa Civil do Rio iniciou nesta quarta-feira (12/01) a capacitação do Núcleo Comunitário de Proteção (NUPDEC) da localidade da Matinha, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio, o primeiro deste ano e o 53ª instalado na cidade. Os NUPDECs fazem parte da estratégia de capacitação da população que reside em comunidades e locais sujeitos a riscos de alagamentos ou deslizamentos. Os voluntários são engajados e se tornam verdadeiros parceiros da Defesa Civil durante ocorrências emergenciais, principalmente no período de chuvas fortes de verão.

Nesta quarta, os voluntários receberam capacitação sobre ações de Defesa Civil, que incluem o funcionamento e estrutura do órgão, gerenciamento de risco e desastres, os estágios operacionais da cidade divulgados pelo Centro de Operações Rio e a finalidade de cada um deles (Normalidade, Mobilização, Atenção, Alerta e Crise), a importância de órgãos como o Alerta Rio e dos equipamentos que são usados para monitoramento da chuva na cidade, como o radar meteorológico, os pluviômetros, e a importância da percepção de risco por parte da população. Os voluntários ainda vão receber aulas sobre Suporte Básico de Vida e primeiros socorros.

• 12 de janeiro de 2022