Publicado em 21/11/2023 - 14:06 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Nova Areninha Herbert Vianna e Biblioteca Jorge Amado são inauguradas com Sintonia Dominó e Baile da Crespinhos de graça

A Lona Cultural Herbert Vianna, na Maré, virou Areninha, e o Espaço de Leitura Jorge Amado agora é Biblioteca Jorge Amado. Ambos os equipamentos culturais, localizados na Zona Norte do Rio, estão mais acessíveis, confortáveis e com melhorias na infraestrutura.  A programação gratuita de inauguração será distribuída entre três dias: quarta-feira (22/11), quinta-feira (23/11) e sexta-feira (24/11). No primeiro dia, há atração em dose dupla, com o show infantil “Sintonia Dominó e a Bicharada”, às 11h, e o Baile da Crespinhos, às 17h30. Além disso, o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e outras autoridades estarão presentes, às 10h no mesmo dia, para a cerimônia de abertura.

Na quinta-feira, a agenda especial encerra com show do MV Bill, às 22h30, como ponto alto de toda a programação. Mas, antes disso, o público já vai curtir durante o dia: haverá lançamento de livros do projeto Escritores do Futuro, que reúne crianças escritoras da Maré, bate-papo com o autor Jessé Andarilho e Renato Cafuzo, Pegue e Leve de livros e Batalha Marginow com Grafite em Cena.

Por fim, na sexta-feira, a programação segue com Contações de História com Anderson Barreto e Ialodê e, mais tarde, com a Roda de Samba da Areninha (antiga “Roda de Samba da Lona”) recebendo Nova Raíz e Marcele Mota.

A entrada será gratuita para todas as atrações, e a maioria tem classificação livre para todos os públicos, mas é preciso garantir o bilhete via plataforma Imply. Para o show do MV Bill, os ingressos serão liberados às 16h do dia 21. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, como nos shows da Alcione na tour pelos equipamentos da Secretaria de Cultura.

Todas as Lonas Culturais serão Areninhas até 2024

A Secretaria Municipal de Cultura está transformando todas as suas Lonas Culturais em Areninhas como parte do programa Cultura do Amanhã. A transformação da lona em Areninha Herbert Vianna – incluindo sua biblioteca – é coordenada pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). Duas já foram entregues: a Areninha Sandra Sá, em Santa Cruz (Zona Oeste), e a João Bosco, em Vista Alegre (Zona Norte). Depois da Herbert Vianna, será a vez da Areninha Cultural Terra, em Guadalupe, prevista para dezembro. Em 2024, será a vez das Lonas Carlos Zéfiro, em Anchieta, e Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá.

Na prática, a transformação das Lonas Culturais em Areninhas significa a substituição das antigas lonas por uma estrutura de isolamento acústico, com climatização, além de outras melhorias para garantir mais qualidade e conforto tanto para o público quanto para o artista. A estrutura de Areninha possibilita, também, maior acessibilidade por meio da instalação de elevadores.

Os recursos para obras no plano de investimentos de 2023 – Viva a Cultura Carioca – estão concentrados no programa Cultura do Amanhã, que destina, ao todo, R$ 75 milhões para modernização de mais de 20 equipamentos.

Areninha Herbert Vianna fica localizada na Rua Evanildo Alves s/nº, Maré. Inauguração nesta quarta-feira a partir das 10h. Grátis.

Quarta-feira, 22/11:
Inauguração da Exposição “Passa a visão” do Laboratório de Imagens do Maré de Notícias (LIVRE)
9h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ANDERSON BARRETO (LIVRE)
11h – ESPETÁCULO “SINTONIA DOMINÓ E A BICHARADA” (LIVRE)
16h – ESPETÁCULO “SINTONIA DOMINÓ E A BICHARADA” (LIVRE)
17h30 – ELIS MC E O BAILINHO DA CRESPINHOS (LIVRE)

Quinta-feira, 23/11:
10h às 17h: Circuito Maré de Direitos (16 ANOS)
15h30 – LANÇAMENTO DE LIVROS DO PROJETO ESCRITORES DO FUTURO – CRIANÇAS ESCRITORAS DA MARÉ (LIVRE)
17h – BATE-PAPO COM O AUTOR JESSÉ ANDARILHO E RENATO CAFUZO (LIVRE)
19h – PEGUE E LEVE DE LIVROS (LIVRE)
19h – BATALHA MARGINOW + GRAFITE EM CENA