Mês da Consciência Negra da Cultura: Confira as últimas atrações, de quinta a domingo

Publicado em 24/11/2021 - 18:32 | Atualizado
O ônibus elétrico em Madureira - Gui Espindola/Prefeitura do Rio

Novembro de 2021: um mês inteiro dedicado à Consciência Negra no Rio, com atrações gratuitas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A saideira começa nesta quinta-feira (25/11) e vai até domingo (28/11). De Nós do Morro e baile funk a rodas de samba só com mulheres, além de muito mais. É obrigatório o cartão de vacinas com ao menos duas doses.

Confira a programação:

QUINTA (25/11)

MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa

18h – Roda de samba com As Mulheres da Pequena África, um grupo de resistência, para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, uma data para reforçar a luta de combate e eliminação das várias formas de violência que vitimam as mulheres em todo o mundo.

TEATRO RUTH DE SOUZA – PARQUE DAS RUÍNAS

Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa

14h30 às 16h30 – Oficina de teatro com o grupo Nós do Morro, do Vidigal.

18h – Apresentação do espetáculo “Modus Operandi”, do Grupo Nós do Morro, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco.

O espetáculo é a junção de três histórias baseadas em fatos reais sobre a realidade cotidiana das cidades grandes e a luta pela sobrevivência em meio a tempos conturbados.

O Grupo Nós do Morro é uma associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1986.

SEXTA (26/11)

PARQUE DAS RUÍNAS

Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa

14h30 às 16h30 – Oficina de teatro com o grupo Nós do Morro, do Vidigal.

18h – Apresentação do espetáculo  “Modus Operandi”, do Grupo Nós do Morro, com direção de Fátima Domingos e texto de Fabrício Branco.

SÁBADO (27/11)

ARENA FERNANDO TORRES

Parque Madureira

9h às 18h – Feira com barraquinhas de comida, bebida e artesanato, ao som ambiente.

10h às 17h – Ônibus elétrico com saídas às 10h, 11h30, 14h, 15h30 e 17h. Retirada gratuita de ingressos pelo site https://bit.ly/busculturaa

MUHCAB – Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa

16h –  Bate-papo com o carnavalesco Leandro Vieira e a pesquisadora Helena Teodoro, sobre o tema “Enredos e identidades negras”, seguido de roda de samba com o grupo Só Damas.

PARQUE DAS RUÍNAS

Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa

PRAÇA CARDEAL CÂMARA (LAPA)

16h – Amir Haddad, na Praça Cardeal Câmara (Lapa), num  espetáculo de variedade do grupo Tá na Rua, sobre a Consciência Negra no Brasil.

DOMINGO (28/11)

ARENA FERNANDO TORRES

Parque Madureira

FEBARJ – Federação dos Blocos Afros e Afoxés do Rio de Janeiro

Av. Mem de Sá 37, Centro

13h – Orunmila em Reflexão Antirracista. Apresentação de blocos afros e DJs: Cesinha Toca Afro Reggae; oficinas de percussão e Dança Orunmila (Mestre Lucas e Instrutora Beth); performance Suspeito do Movimento Cor de Anastácia (Centro do Teatro do Oprimido); Luiz Eduardo Negrogum; DJ Arthur Annes faz Mini Mix Hip Hop na Fita com performance de dança urbana do Grupo Rua 21 e AfrOrunmila ao Vivo.

ARENA JOVELINA PÉROLA NEGRA

Praça Ênio s/nº, Pavuna

13h – Roda de samba El Pavuna, que nasceu na Praça Copérnico, próxima à estação do metrô Pavuna, numa feira reunindo comerciantes locais para expor seus trabalhos todo segundo sábado do mês, das 16h às 21h.

Roda de Samba do Pavuna: Grande encontro com um vasto repertório entre sambas e pagodes clássicos, passeando por várias décadas, estilos e referências, incluindo alguns trabalhos autorais no roteiro com a convidada sambista carioca Cassiana Pérola Negra.

BANGU ATLÉTICO CLUBE

Av. Cônego Vasconcelos, 549, Bangu

16h – Baile funk com equipes de som tradicionais de Bangu, em homenagem aos trabalhadores, funkeiros e amantes do funk.

• 24 de novembro de 2021