Cinema nas Janelas tem sua última sessão no Retiro dos Artistas

Publicado em 08/09/2020 - 18:35 | Atualizado
Desde abril, quando começou, projeto chegou a 11 bairros da cidade. Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da RioFilme, se despede do Cinema nas Janelas de uma maneira diferente e exclusiva. O projeto, que levou diversão segura e gratuita para as famílias das zonas Norte e Oeste, que estavam em isolamento social por causa da pandemia, na sua última exibição presta homenagem a uma única família, do Retiro dos Artistas, nesta sexta-feira (11/09), às 18h.

Os artistas foram fundamentais durante a pandemia da Covid-19. Através dos seus filmes, peças, shows, música e poesia levaram solidariamente a sua arte para milhões de brasileiros no período de quarentena social, alegrando, divertindo, fazendo companhia, aliviando os medos e as neuroses dos indivíduos confinados.

Projeto contemplou 11 bairros da cidade

E qual a relação do Cinema nas Janelas com essa expressiva doação dos atores?  O presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro, explica que “foram eles que gratuitamente cederam seus curtas-metragens para que o projeto saísse do papel e virasse um sucesso de público e mídia. Seus filmes foram mais que diversão, foi alento para um difícil momento na vida dos cariocas. Desde a primeira sessão em abril, no Engenho Novo, foram 11 bairros contemplados em mais de 650 quilômetros percorridos, com a magia da sétima arte exibida para milhares de famílias, de uma forma segura e solidária”.

Para agradecer a todos os artistas e traduzir o espírito desta ação, a RioFilme faz esta homenagem aos artistas que já estiveram do outro lado das telonas e palcos e contribuíram imensamente para o fortalecimento da cultura brasileira.

A outra novidade é que, ao invés de curtas-metragens, será exibido um longa: a comédia “Solteira Quase Surtando”, dirigida por Caco Souza, com Mina Nercessian, Leandro Lima e Stepan Nercessian.

O Cinema nas Janelas é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o cineasta Cid Cesar, idealizador do Cinemão.

A última Sessão do Cinema nas Janelas acontecerá nesta sexta (11/09), às 18h, no estacionamento do Retiro dos Artistas, um espaço amplo que permitirá a colocação de cadeiras com o distanciamento exigido para evitar aglomeração, respeitando as regras de ouro da saúde.

• 8 de setembro de 2020