Trecho da Avenida Borges de Medeiros será interditado para execução de serviços do programa Asfalto Liso

Publicado em 25/10/2022 - 14:53 | Atualizado em 25/10/2022 - 15:02

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e da CET-Rio, informa que, a partir desta quarta-feira (26/10), às 22h, haverá interdições na Lagoa para serviços do programa Asfalto Liso. Os trabalhos serão executados na Avenida Borges de Medeiros, no trecho entre as ruas Maria Angélica e General Tasso Fragoso, em duas etapas: desta quarta-feira até o dia 3 de novembro e de 3 a 11 de novembro. As equipes irão trabalhar 24 horas, de forma a minimizar o impacto no trânsito.

Nesta primeira fase até 3 de novembro, serão interditados cerca de 120 metros da faixa 2 da Avenida Borges de Medeiros, no sentido Gávea, junto à calçada da Sede Náutica do Vasco da Gama. A segunda etapa vai interditar a faixa 1 da Avenida Borges de Medeiros, no sentido Gávea, em trecho de aproximadamente 120 metros, junto ao canteiro central.

Em todas as etapas, será executado o serviço de reparo profundo, que consiste na troca de solo – antes de aplicar o novo asfalto, as equipes usam escavadeiras para retirar camadas de pavimento que estão desgastadas e não apresentam bom suporte, dando origem a defeitos como trincas e buracos.

– As camadas de materiais com baixo suporte são removidas e substituídas por material apropriado, como base de brita, por exemplo, para que o novo asfalto seja aplicado sem comprometer a trafegabilidade – explicou a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.

Vale ressaltar que a execução do serviço depende das condições climáticas, uma vez que as equipes precisam de ao menos três dias de solo seco para dar continuidade aos trabalhos.

Com o objetivo de minimizar os impactos causados pela obra, a faixa reversível da Rua Jardim Botânico, sentido Gávea, que ocorre em dias úteis, das 17h às 20h, terá seu horário alterado para o período das 7h às 20h.

Diante dos impactos que serão causados pela obra, a CET-Rio recomenda que:

– Motoristas em direção à Gávea: utilizem a Rua Jardim Botânico (que terá uma faixa de rolamento extra) e a Avenida Epitácio Pessoa em direção à Gávea de modo a evitar a Avenida Borges de Medeiros;

– Motoristas em direção ao Túnel Rebouças/Humaitá: evitem trafegar pela Rua Jardim Botânico (que terá uma faixa de rolamento a menos, das 7h às 20h). A melhor opção será utilizar a Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Túnel Rebouças/Humaitá.

Sinalização específica será instalada para alertar e orientar os motoristas. Além disso, equipes da CET-Rio atuarão no local e no entorno buscando garantir as melhores condições de fluidez do trânsito.

• 25 de outubro de 2022