Prefeitura retira terraço de prédio em Rio das Pedras

Publicado em 07/06/2021 - 22:21 | Atualizado em 07/06/2021 - 22:34
Terraço é demolido em Rio das Pedras - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, em ação conjunta da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) e da Defesa Civil, demoliu o terraço de um dos prédios interditados na Rua das Uvas, em Rio das Pedras. A operação, executada nesta segunda-feira (07/06), foi em uma das construções  ao lado do imóvel que desabou na quinta-feira passada (03/06).

Os técnicos da Defesa Civil avaliaram que o terraço do edifício interditado oferecia risco estrutural, por isso determinaram a demolição. O trabalho de remoção da estrutura foi executado de forma manual pelas equipes da Coordenadoria Técnica de Operações Especiais (COOPE) e da Coordenadoria Geral de Operações Especiais (CGOE), vinculadas à Seconserva.

Concluída a demolição, quatro pilares não foram removidos para evitar que a estrutura inferior e a laje fossem abaladas, seguindo orientações da Defesa Civil. Foi retirado do local um caminhão com cerca de seis toneladas de entulho.

Participaram da ação 25 servidores, que usaram uma retroescavadeira, um caminhão basculante e oito viaturas. O trabalho teve o apoio da Polícia Militar.

Ao todo, a Defesa Civil mantém três prédios interditados na Rua das Uvas, porque, embora não tenha sido constatado risco iminente de desabamento, as construções não oferecem condições de habitabilidade. Para que as edificações sejam liberadas, os responsáveis devem procurar um profissional habilitado para avaliar a estrutura e realizar os reparos necessários.

Prefeitura faz operação para demolir estruturas irregulares na Taquara

• 7 de junho de 2021