Prefeitura do Rio faz operações especiais de higienização e reforça serviços nesta sexta no Morro da Casa Branca, na Tijuca

Publicado em 15/05/2020 - 10:59 | Atualizado
Comlurb em ação de higienização na Comunidade Árvore Seca, no Lins. Foto: divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Comlurb, fez operações especiais de higienização nesta sexta-feira (15/05), e reforçou os serviços no Morro da Casa Branca e mais 37 comunidades das Zonas Norte, Sul, Oeste e Central da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo coronavírus, já chegou a 463 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro.

Nesta sexta, na Zona Sul, Grande Tijuca e Área Central, o serviço foi realizado nas seguintes comunidades: Arará, em Benfica, Babilônia e Chapéu-Mangueira, em Copacabana, Canoas, São Conrado, Casa Branca, na Tijuca, Coroado, Prazeres e Escondidinho, em Santa Teresa, Jamelão, no Andaraí, Júlio Otoni, Mangueira, Morro Azul, no Flamengo, Morro da Providência, na Região Portuária, Pedro Américo e Tavares Bastos, no Catete, Rocinha, Santo Amaro, na Glória, e Zinco, no Estácio, com um total de 53 garis, quatro pipas d’água, quatro vans lava-jato e 31 pulverizadores.

Zons Norte e Oeste

Na Zona Norte foram incluídas na programação de sexta as seguintes comunidades: Árvore Seca, no Lins de Vasconcelos, Tangará, nos Bancários, Ilha do Governador, Chatuba, na Penha, Jorge Turco e Comunidade de Coelho Neto, em Coelho Neto, Lemos de Brito, em Quintino, Conjunto da Embratel, Em Manguinhos, Final Feliz, em Anchieta, Laços de Família e Uga-Uga, em Ramos, Fazendinha, no Complexo do Alemão, Jardim do Carmo, em Vicente de Carvalho, Miguel Dibo, em Irajá, e Travessa Santo Antônio, em Marechal Hermes. Os trabalhos foram realizados por 22 garis, com apoio de oito pipas d’água e 15 pulverizadores.

Já na Zona Oeste o trabalho de higienização foi realizado em cinco comunidades: Terra Santa, em Senador Vaconcelos, Camaipi, em Campo Grande, Conjunto Promorar I, em Deodoro, Urucânia, em Santa Cruz, com 16 garis, e apoio de quatro pipas d’água e oito pulverizadores, e na Comunidade da Rua Araticum, no Anil, Jacarepaguá, com 20 garis, uma pipa d’água e dois pulverizadores.

Pontos de ônibus e outros locais

A Comlurb segue também com as operações especiais de higienização nos pontos de maior circulação de pessoas, como vias principais de bairros, pontos de ônibus, passarelas, entorno de hospitais, clínicas da família e postos de saúde e acesso às estações de modais de transportes, entre outros. Para essas ações, a Companhia conta com 42 garis com pulverizadores.

A Companhia está começando a utilizar o hipoclorito de sódio nos pulverizadores durante as operações de higienização. O produto não faz espuma e é bastante eficiente na desinfecção. Ele será diluído em água, na proporção 1×1, ou seja um litro de hipoclorito para um litro de água.