Secretaria de Ciência e Tecnologia e Senai-RJ oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicado em 10/05/2023 - 11:59 | Atualizado em 10/05/2023 - 12:17
Os cursos são voltados para alunos da Nave do Conhecimento - Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e o Senai-RJ oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional para alunos das Naves do Conhecimento. Por meio de um acordo de cooperação firmado entre a SMCT e o Senai, foram disponibilizadas 500 vagas em diversos cursos com conteúdos voltados para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A partir desta quarta-feira (10/5), estarão abertas inscrições para os cursos de Operador de Sistemas Computacionais em Rede, Soldador Mecânico, Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e Desenhista de Projetos Elétricos Industriais. As aulas são presenciais e acontecem, de segunda a sexta, nas unidades do Senai.

– Nosso objetivo é qualificar profissionalmente mais pessoas. Precisamos de políticas públicas focadas na redução das desigualdades nesse mercado de trabalho altamente competitivo. Essa iniciativa é mais uma oportunidade que estamos oferecendo para quem está em busca de emprego e precisa de um diferencial – afirmou a secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

O curso de Soldador Mecânico terá início em 5 de junho, com aulas no turno da tarde, de 13h às 17h, turma de 25 alunos, carga horária 480 horas, na unidade Senai Vila Isabel. O aluno aprenderá a executar operações de soldagem em estruturas de aço-carbono, cumprindo os procedimentos e normas técnicas. Para participar, o aluno deve ter idade mínima de 18 anos e escolaridade 5º ano do Ensino Fundamental.

As aulas do curso de Operador de Sistemas Computacionais em Rede começarão dia 6 de junho com duas turmas (25 alunos cada), turno da tarde, de 13h às 17h, e noite, de 18h às 22h, na unidade Senai Vicente de Carvalho. O curso tem carga horária de 180 horas. O conteúdo abordará a utilização de sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados, como instalar e manter infraestrutura física de redes locais. Para participar desse curso, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos e Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo.

As aulas do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos com início no dia 19 de junho, no turno da manhã, de 8h às 12h, turma 25 alunos, carga horária 180 horas, na unidade Senai Tijuca. O aluno deve ter idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental Completo. O curso ensinará como implementar sistemas fotovoltaicos conectados à rede (on grid) e sistemas fotovoltaicos isolados (off grid).

O curso de Desenhista de Projetos Elétricos Industriais começa no dia 26 de junho com duas turmas (25 alunos cada), no turno da manhã, de 8h às 12h, e tarde, de 13h às 17h, carga horária 160 horas, na unidade Senai Tijuca. O aluno deve ter idade mínima de 18 anos e escolaridade Ensino Médio Completo. Durante as aulas, o aluno aprenderá a executar desenho de projetos elétricos industriais em software CAD.

As inscrições para os cursos de Soldador Mecânico e de Operador de Sistemas Computacionais em Rede se encerram na próxima terça-feira (16/5). Para o curso Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, as inscrições vão até 1º de junho. Já para o curso de Desenhista de Projetos Elétricos Industriais, as inscrições terminam dia 5 de junho.

Para se inscrever nos cursos e obter mais informações, basta acessar o site da Nave do Conhecimento.

• 10 de maio de 2023