Naves do Conhecimento celebram a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tema é o Bicentenário da Independência

Publicado em 18/10/2022 - 12:41 | Atualizado
As Naves terão atividades gratuitas para comemorar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Patrick de Souza/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, por meio das Naves do Conhecimento, oferece para o público, entre esta terça-feira (18/10) e sexta-feira (21/10), diversas atividades gratuitas para celebrar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Palestras, workshops e exposições na galeria digital fazem parte da programação que terá como temática este ano o Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Os eventos serão realizados nas Naves do Conhecimento do Engenhão, de Nova Brasília, da Penha e na Arena Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu.

Nesta terça-feira, na quinta (20/10) e sexta, nas Naves do Conhecimento do Engenhão, de Nova Brasília e da Penha, os visitantes participam do Workshop: Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. O conteúdo tem como foco estimular a reflexão sobre a importância da construção e evolução do conhecimento tecnológico para o desenvolvimento do país, demostrando que, antes da colonização e da independência, já eram desenvolvidas tecnologias pelos povos indígenas.

Também serão abordadas as contribuições dos povos africanos, europeus e asiáticos para o avanço no processo de modernização do Brasil. As Naves de Nova Brasília e do Engenhão vão oferecer uma oficina de Modelagem Tridimensional com Blender, tecnologia avançada utilizada em cenários para games, animação, criação de maquetes e design de produtos. Para participar, os interessados devem se inscrever no site das Naves do Conhecimento.

Já durante a quarta-feira (19/10) será realizada na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, o evento Nave do Conhecimento Construindo História na Ciência e Tecnologia. Cerca de 300 participantes, todos alunos dos cursos oferecidos pelas Naves, assistirão a palestra Ciência, Gambiarra e Inovação; a oficina Light Painting – Técnica Moderna que Cria Rastros de Luz em Fotografias, além apreciar uma exposição sobre a evolução tecnológica em nosso país.

• 18 de outubro de 2022