Representantes do setor econômico são recebidos pela Prefeitura para discutir medidas contra o coronavírus

Publicado em 19/03/2020 - 20:08 | Atualizado
Representantes do setor econômico do Rio se encontram para discutir medidas contra o coronavírusRepresentantes do setor econômico do Rio se encontram para discutir medidas contra o coronavírus. Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se reuniu nesta quinta-feira (19/03) com representantes de setores da economia carioca para discutir os impactos das medidas contra a proliferação do coronavírus nos diversos setores. A preocupação com a queda do faturamento – e a consequente asfixia financeira das empresas – foi o principal tema abordado no encontro realizado na Cidade das Artes.

Após receber solicitações de apoio do poder executivo municipal ao setor econômico, o prefeito prometeu levar os pleitos ao gabinete de crise para estudá-los com seus secretários. Crivella contou ainda que está em contato com o Tesouro Nacional para tratar de compensações financeiras que ajudem o município a enfrentar a pandemia e voltou a afirmar que é preciso manter um nível de atividade econômica para que a sociedade não tenha problemas colaterais mais graves.

– As propostas de vocês foram anotadas e vamos levar ao nosso gabinete de crise. Essa ação depende também de estarmos alinhados com o Governo Federal. Queremos manter todos os setores funcionando. O problema agora é a aglomeração. Essa é principal quebra da nossa salvaguarda. Estamos nos preparando e tenho fé em Deus que vamos superar esta crise e sair dela muito mais fortes – disse o prefeito.

A seguir, os participantes da reunião:

Rio Convention Bureau, Associação Brasileira de Agentes de Viagem (ABAV/RJ), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RJ), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC/RJ), Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (Sindrio), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins (Apresenta Rio), Riogaleão, Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Roda Gigante, RIO HOST (Associação de Hostels), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindlojas), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação Brasileira de Agentes de Viagem e Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação).