Procuradoria do Município do Rio inicia processo seletivo para residência Jurídica

Publicado em 19/04/2021 - 17:46 | Atualizado
Candidatos formados em Direito têm até o dia 4 de maio para realizar inscrição - Divulgação/Prefeitura

A Procuradoria Geral do Município do Rio (PGM Rio) publicou nesta segunda-feira (19/4) o edital para o VI processo seletivo especial de candidatos ao Programa de Residência Jurídica da PGM e da Procuradoria da Câmara. Podem participar da seleção candidatos com formação em Direito que tenham obtido durante a graduação Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRa) igual ou superior a 8.

– A residência jurídica dá aos bacharéis em Direito conhecimento prático e teórico no âmbito da advocacia pública. Os alunos-residentes podem participar de seminários, assistir aulas e palestras da nossa Escola, participar de congressos, além de exercer atividades de apoio aos procuradores. Para a formação de bons advogados a prática é, sem dúvida, matéria relevante – acrescenta o Procurador- Geral do Município, Daniel Bucar.

A coordenação do processo seletivo para ingresso no Programa de Residência Jurídica é realizada pelo Centro de Estudos. Os critérios de admissão desta edição foram adaptados, por conta da pandemia da Covid-19 e da impossibilidade de realização de exames presenciais.

– A admissão dos candidatos se dará com base em três critérios: o Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRa), a nota atribuída à instituição de ensino pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e a média de aprovação da instituição calculada pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV) – explica o procurador e diretor do Centro de Estudos, Rafael Oliveira.

A carga horária semanal é de 25 horas e os que forem selecionados receberão bolsa auxílio no valor de R$ 1.903,98. As inscrições podem ser realizadas por meio do correio eletrônico residenciapgmrj@rio.rj.gov.br e são gratuitas. O prazo para realizar o procedimento começa amanha, terça-feira, dia 20/4, e se estende até o dia 4/5.

O edital com todas as regras para o processo seletivo especial está disponível no site da Procuradoria Geral do Município do Rio.

• 19 de abril de 2021