Prefeitura utilizará sensores para agilizar ações preventivas em dias de chuva forte

Publicado em 26/02/2020 - 09:04 | Atualizado em 27/02/2020 - 15:21
O equipamento Noah Flood possui uma rede de sensores para monitoramento de inundações, com a função de medir a altura d'água na superfície durante as chuvas. Foto: Divulgação
A Prefeitura do Rio vai implementar uma nova solução para monitorar eventuais alagamentos no município. Para isso, por meio de cooperação, o  Centro de Operações Rio (COR) e a startup Noah estão, desde abril de 2019, realizando testes com um equipamento a fim de identificar alagamentos e gerar alertas. O objetivo é acelerar e agilizar ações imediatas em dias de chuva forte.  O primeiro local escolhido para a instalação do protótipo foi a esquina da Rua do Catete com a Rua Silveira Martins, lugar com histórico de alagamentos.
O primeiro local escolhido para a instalação do protótipo foi a esquina da Rua do Catete com a Rua Silveira Martins. Foto: Divulgação

Como funciona?

O equipamento, chamado Noah Flood, possui uma rede de sensores para monitoramento de inundações, com a função de medir a altura d’água na superfície durante as chuvas. Dessa forma, é possível avaliar os riscos de alagamento no local. O aparelho é acionado automaticamente quando começa a chover e, em seguida, dispara sinais a cada dois minutos com a finalidade de medir o nível da água.

Da rua para o telão do COR

Os alertas são emitidos de acordo com a situação das ruas, levando em conta aspectos como formação de bolsões d’água, alagamento e enchentes. Os pontos críticos serão classificados em normal, médio ou alto, com encaminhamento aos agentes responsáveis e para o telão do Controle do COR. O dispositivo também informará sobre o escoamento das águas.

Em breve, mais quatro sensores

O COR já solicitou a instalação de mais quatro sensores  para os próximos meses, que serão posicionados em outros pontos considerados críticos em alagamento e fluxo de trânsito. A ideia é que, futuramente, a cidade seja monitorada por 1.200 sensores, aos quais  os agentes do COR terão acesso. Por ser um termo de cooperação, a iniciativa não acarretará em ônus algum para a Prefeitura.

Desafio COR

No fim de novembro de 2018, a empresa foi a vencedora do “Primeiro Desafio COR: Smart City, Smart People”, programa de aceleração do COR em parceria com IplanRio e Secretaria Municipal de Fazenda. O desafio  propõe problemas da cidade como desafios a serem solucionados por startups.