Prefeitura registra 230 autuações por desrespeito às medidas de restrição

Publicado em 06/03/2021 - 16:22 | Atualizado em 06/03/2021 - 16:47
Fiscal interdita estabelecimento na Barra - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em ação conjunta com a Guarda Municipal e o Instituto de Vigilância Sanitária (Ivisa), além do apoio da Polícia Militar, atuou no patrulhamento, monitoramento e fiscalização de diversas áreas da cidade, desde as 17h de sexta-feira (05) até a madrugada de sábado (06). As equipes de fiscalização realizaram 230 autuações, entre multas e interdições a estabelecimentos, encerramento de feiras, reboques, apreensão de mercadorias de ambulantes.

A maior parte das autuações foi por descumprimento das medidas mais restritivas impostas pelo decreto 48.573, entre elas 50 multas e 13 interdições a estabelecimentos. Os comboios de fiscalização atuaram em bairros das zonas Sul e Oeste. Também ocorreram ações destacadas da Guarda Municipal por toda a cidade.

– Nosso balanço das primeiras ações de fiscalização é positivo. No geral, a população entendeu a necessidade do momento e se aderiu às medidas mais restritivas impostas pela Prefeitura. Porém, infelizmente, alguns estabelecimentos ainda seguem descumprindo as normas, o que mostra que as fiscalizações seguem sendo necessárias – destaca o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Fiscalização contra aglomeração na Barra da Tijuca – Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Guarda Municipal inspeciona mais de 50 pontos

A Guarda Municipal do Rio realizou entre a tarde de sexta-feira, dia 5, e a madrugada deste sábado, dia 6, a inspeção de mais de 50 pontos na cidade em cumprimento às medidas restritivas determinadas pelo decreto 48.573 de 4 de março de 2021. As equipes atuaram em todas as regiões do Rio, em locais que já registraram altos índices de aglomeração e com base nas denúncias recebidas de cidadãos por meio da Central 1746.

A ação resultou na aplicação de 137 multas de trânsito por diversas irregularidades, entre elas o estacionamento na calçada ou em local proibido; e 28 multas a estabelecimentos por funcionamento fora do horário permitido pelo decreto. Não houve registro de ocorrências e incidentes e a maioria dos estabelecimentos cumpriu as medidas previstas pelo decreto.

As equipes atuaram em diversos pontos da cidade para verificar o cumprimento das medidas do decreto. Na região central do Rio, os agentes percorreram a região da Lapa nas ruas do Riachuelo, Moncorvo Filho, Frei Caneca, Avenida Mem de Sá e nas praças João Pessoa, Tiradentes e Cruz Vermelha.

Na Zona Sul, as equipes fizeram rondas nos principais pontos de concentração de bares da região como a Rua Dias Ferreira, Avenida Ataulfo de Paiva e Praça Cazuza, no Leblon; Rua Barata Ribeiro, Hilário da Gouvêa, em Copacabana; Praça São Salvador, no Flamengo e Praça Nelson Mandela, em Botafogo.

Na Zona Oeste, as equipes estiveram presentes em diversos pontos, entre eles a Avenida Olegário Maciel, na Barra da Tijuca; Ponto Chique, em Padre Miguel; Praça Tim Maia e Avenida Giomar Novaes no Recreio dos Bandeirantes.
Na Zona Norte, os agentes atuaram nos polos gastronômicos e em vias com alta concentração de bares como a Estrada Intendente de Magalhães, em Vila Valqueire; Rua Dias da Cruz, no Méier; Rua Belisário Pena, na Penha; Avenida Braz de Pina, no Polo Gastronômico de Vista Alegre; na Praça da Bandeira; Praça Varnhagem, na Tijuca; ruas Barão de São Francisco e Torres Homem, em Vila Isabel; Rua Domingos Lopes, em Madureira; na Ilha de Paquetá; Praça Iá Iá Garcia, Estrada do Rio Jequiá e nas praias da Engenhoca, São Bento e da Bica, na Ilha do Governador.

Município vai intensificar as fiscalizações contra aglomerações até a próxima quinta-feira