Prefeitura inaugura Clínica da Família do Karatê, na Cidade de Deus

Publicado em 03/07/2020 - 13:55 | Atualizado
A unidade vai beneficiar mais de 16 mil pessoas moradoras da comunidade na Zona Oeste. Crédito: Marco Antonio Rezende/ Prefeitura do Rio

O prefeito Marcelo Crivella inaugurou nesta sexta-feira, dia 03 de julho, a Clínica da Família Lourival Francisco de Oliveira, na Cidade de Deus. A nova unidade beneficiará mais de 15 mil pessoas da localidade do Karatê. Essa é a 13ª clínica da família inaugurada pela atual gestão da prefeitura. A nova unidade contará com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família que deverão realizar, em média, 1.600 consultas médicas mensais, além de procedimentos como exames de raios-x, ultrassonografia e vacinação. A obra foi realizada pela RioUrbe, com investimento de R$ 4,9 milhões.

– Estamos celebrando um momento muito importante para população da Cidade de Deus, aqui na praça Karatê, com a inauguração dessa clínica da família que tem autoclave, ultra-sonografia com Doppler, raio-x e um gabinete de odontologia espetacular. Tenho certeza que vamos prestar um atendimento de saúde como poucos na cidade do Rio de Janeiro – afirmou Crivella.

A população terá no local oito consultórios para atendimentos médicos e de enfermagem, acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, além de oferecer os serviços de vacinação em crianças, adultos e idosos, curativos, planejamento familiar e vigilância em saúde. Também serão oferecidos atendimentos de saúde bucal.

⁃ Aqui temos uma central de esterilização, porque poderemos realizar pequenos procedimentos tanto da odontologia como biópsia de pele, retiradas de lesões, curativos de varizes e de queimaduras – contou a secretária de saúde, Beatriz Busch.

Equipe e horário de funcionamento
Ao todo, 34 profissionais trabalharão, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêutico, oficial de farmácia e pessoal administrativo.

Estrutura e serviços
A estrutura também está preparada para oferecer atendimentos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com equipe multidisciplinar. Quatro dos consultórios serão temáticos: saúde da mulher, saúde da criança, hipertensão e diabetes e um acolhimento mamãe-bebê. Tem ainda sala de procedimentos/coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, farmácia, almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raios x e ultrassom.

Quem foi Lourival Francisco de Oliveira
Lourival Francisco de Oliveira é um líder comunitário que atuou intensamente em busca de melhorias para a comunidade da Cidade de Deus. Nascido em março de 1924, Lourival faleceu em setembro de 2008. Ao longo desses anos foi fundador da Associação de Moradores da Cidade de Deus, aberta em 1980. Com ela, Lourival criou vários projetos sociais beneficiando os moradores, tais como cursos de datilografia, de costura e crochê. Também viabilizou a oferta de aulas de karatê e capoeira, entre outros. Lourival mantinha ainda uma gráfica profissionalizante.

Ações de Saúde na Cidade de Deus
Esta é mais uma ação para aumentar a assistência em saúde oferecida aos moradores da Cidade de Deus, que recentemente ganhou um novo e moderno tomógrafo, que funciona na UPA do bairro, além de ser uma das seis primeiras localidades participantes da pesquisa realizada em parceria com o Ibope para identificar a incidência da covid-19 em comunidades cariocas. O trabalho está na segunda etapa e deve testar 6.400 moradores de seis regiões. Outra iniciativa foi a reforma do Centro Municipal de Saúde Hamilton Land.