Prefeitura impede festa rave em pousada de Vargem Pequena, na Zona Oeste

Publicado em 20/07/2020 - 10:47 | Atualizado em 20/07/2020 - 13:37
Seop atua em festa irregular em Vargem Pequena. Foto: Divulgação / Seop

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), encerrou, neste domingo, 19/07, uma festa rave que reunia dezenas de pessoas em Vargem Pequena, bairro da Zona Oeste. O evento, não autorizado por conta da pandemia de Covid-19, estava acontecendo em uma pousada localizada no número 12.315 da Estrada dos Bandeirantes. O estabelecimento foi multado por aglomeração, e o responsável, que se apresentou como sobrinho da proprietária, foi orientado a não retomar a festa, caso contrário poderia ser conduzido à delegacia por desobediência. Com este, sete eventos irregulares foram interrompidos em ações da Seop em um mês.

Formada por agentes da Subsecretaria de Operações da Seop e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, a equipe chegou ao local após denúncia à Central 1746, canal de atendimento da Prefeitura. No endereço, foi constatado o evento, com consumo de bebidas alcoólicas, aparelhagem de som e estacionamento de veículos no interior do estabelecimento. Ao perceber a fiscalização, o público começou a se dispersar. Algumas pessoas resolveram entrar nos quartos da pousada, mas por ordem policial saíram em seguida, sendo autorizada somente a permanência de quem estava hospedado.

Histórico – No início deste mês, no dia 05/07, duas festas foram interrompidas em Campo Grande, também na Zona Oeste: outra rave, que acontecia em whiskeria na Estrada do Campinho, reunindo cerca de cem pessoas; e o “Samba na Feira”, que aconteceria em casa de eventos, na Estrada Rio do A. No dia 28/06, evitou-se a realização da festa “No sigilo, a resenha”, em área aos fundos de uma casa em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte. Já no dia 25/06, os agentes municipais impediram outro evento em Campo Grande: o “Forró de Quinta”, organizado em bar na Rua Filismino de Moura, com direito a estrutura de áudio profissional e área gradeada. No domingo, dia 21/06, uma festa de rua no bairro Colégio, na Zona Norte, também foi frustrada, e no sábado (dia 20/06), foi evitado show de DJs em sítio particular em Guaratiba, na Zona Oeste.

Números gerais – As equipes do Disk Aglomeração, frente de fiscalização coordenada pela Seop, atenderam 11.206 ocorrências desde 31 de março, quando o serviço entrou em operação com base em chamados ao 1746 (telefone, site ou aplicativo). Os dez bairros mais demandados são: Campo Grande, Realengo, Bangu, Santa Cruz, Barra da Tijuca, Taquara, Tijuca, Centro, Copacabana e Recreio dos Bandeirantes. Além disso, em quase quatro meses, de 18 de março a 16 de julho, as forças-tarefas diárias integradas pela secretaria para fiscalização do comércio registraram 37.318 estabelecimentos fiscalizados, com 27.350 pontos comerciais fechados em 372 operações em toda a cidade.