Prefeitura entrega 68 equipamentos de alta tecnologia à Maternidade Carmela Dutra

Publicado em 31/07/2020 - 13:30 | Atualizado em 31/07/2020 - 21:04
Unidade é reconhecida pelo atendimento humanizado e realiza mais de 5 mil partos por ano. Foto: Marco Antonio Rezende/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, entregou nesta sexta-feira, 31/07, 68 equipamentos de ponta para o Hospital Maternidade Carmela Dutra, no Lins, Zona Norte, onde o atendimento é humanizado. São 42 monitores, 15 bombas de seringa, um desfibrilador, dois eletrocardiógrafos, seis focos cirúrgicos e dois aparelhos de ultrassonografia. Na atual gestão da Prefeitura, a Maternidade Carmela Dutra já tinha recebido um aparelho de ultrassonografia e um raio-X móvel.

– Aqui nascem cinco mil bebês por ano. E agora chega uma série de equipamentos que vão modernizar o hospital e dar condições aos nossos profissionais de saúde para atender ainda melhor todas as mãezinhas que vierem para cá – disse Crivella.

A diretora da maternidade, Silvia Eurides, agradeceu a iniciativa da Prefeitura e destacou o benefício para a população do entorno.

– A modernidade do nosso parque tecnológico vai dar qualidade maior ao nosso atendimento nessa região do Méier e adjacências. Tenho uma história aqui na maternidade, como residente, e hoje como diretora – afirmou.

Investimento da Prefeitura em saúde

Os equipamentos foram adquiridos na China e são fruto de um investimento de mais de R$ 370 milhões da atual gestão para estruturar e modernizar as unidades municipais de saúde. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos.

– A maternidade já havia recebido um raio-x portátil e um ultrassom. E hoje recebe 69 aparelhos que fazem parte daqueles 18 mil ítens de uma aquisição que permitiu a participação de empresas internacionais. Aquisição feita no ano passado para que a gente pudesse fazer o que estamos fazendo hoje – disse Beatriz Busch, secretária de Saúde do Rio de Janeiro.

Além da Maternidade Carmela Dutra, já receberam os equipamentos comprados recentemente para modernização do parque tecnológico os hospitais Ronaldo Gazolla, de campanha, Evandro Freire, Barata Ribeiro, Miguel Couto, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Jesus, Francisco da Silva Telles, Albert Schweitzer, Souza Aguiar, Nossa Senhora do Loreto, Piedade, as maternidades Leila Diniz, Fernando Magalhães, Maria Amélia Buarque de Hollanda, Herculano Pinheiro, Alexander Fleming, Mariska Ribeiro e os CERs Barra, Leblon, Centro, Ilha, Realengo, Campo Grande e Santa Cruz.

Hospital Amigo da Criança

Para maior conforto das pacientes, a enfermaria de gestantes, localizada no 4º andar, passou por reformas e o telhado da unidade também passou por adequações. Com atendimento reconhecido pelo UNICEF da Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, em 2018, o selo de Hospital Amigo da Criança foi renovado com destaque para o incentivo ao aleitamento materno.

Inaugurada em novembro de 1947, a maternidade oferece os serviços de obstetrícia, ultrassonografia, assistência pediátrica neo-natal, anestesiologia, enfermagem, enfermagem obstétrica, odontologia, serviço social, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, oftalmologia pediátrica, assistência obstétrica 24h e de pré-natal, além do Núcleo de Atenção Integral ao Recém Nascido de Risco (NAIRR). Em média, são realizados 450 partos por mês e 2 mil atendimentos na emergência.

Quem foi Carmela Dutra?

Nascida no Rio de Janeiro em 1884, Carmela Dutra foi primeira dama do Brasil entre 1946 até sua morte em outubro de 1947. Casada com o presidente Eurico Gaspar Dutra, era conhecida como “Dona Santinha” por sua forte religiosidade. Foi professora e trabalhou em ações sociais voltadas para a educação, como a Legião Brasileira de Assistência.