Prefeitura do Rio promove terceira palestra on-line para reforçar as ações de prevenção à Covid-19

Publicado em 06/05/2020 - 18:15 | Atualizado
Os técnicos da Vigilância Sanitária orientam sobre limpeza e desinfecção. Crédito: Divulgação / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, realizou nesta quarta-feira (06/06) a terceira palestra on-line para reforçar as orientações sobre as medidas de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19). Lançado na última segunda (04/05), o programa de webnars tem atividades diárias até sexta-feira, dia 8, com os técnicos da pasta vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tratando de temas voltados aos segmentos de saúde, alimentação e ambientes coletivos, os mais demandados neste período de pandemia.

Nesta quarta, 06/05, a palestra foi sobre gerenciamento e manejo de resíduos de serviços de saúde. As aulas de quinta e sexta serão sobre os cuidados nos serviços de atendimento ao público e os cuidados em clínicas veterinárias, banho e tosa, canis e petshops, respectivamente. Podem participar até 500 pessoas. Basta acessar o link https://bit.ly/3c2PwtI.

– Nesse momento de pandemia surgem muitas dúvidas, e a ferramenta on-line traz a possibilidade de sermos mais ágeis na comunicação. Estabelecemos esse cronograma de palestras e, rapidamente, as pessoas aderiram a essa tecnologia. Acreditamos, inclusive, que esta atividade veio mesmo para ficar – destaca o médico-veterinário Flávio Graça, superintendente de Educação da Vigilância Sanitária, comemorando os resultados das primeiras palestras da semana.

Os outros temas já tratados nesse novo programa da Vigilância Sanitária foram sobre limpeza e desinfecção para estabelecimentos de saúde e boas práticas de higiene para serviços de alimentação delivery, com a participação de quase 500 pessoas. Além dessas palestras on-line, o órgão vem produzindo desde março uma série de boletins informativos, protocolos e cartilhas com recomendações sobre medidas de prevenção à Covid-19 para diversos setores. Já são mais de 20 materiais com conteúdos para a população (como o de compra e conservação de alimentos) e para estabelecimentos de diversas áreas, como saúde, indústrias de alimentação e serviços funerários, todos disponíveis no link https://bit.ly/33S1TWc, no site da Vigilância.

PRÓXIMAS PALESTRAS

Quinta, dia 7 – Atendimento ao Público nos Serviços Essenciais em Ambientes Coletivos, às 17h

Sexta, dia 8 – Cuidados em Clínicas Veterinárias, Banho e Tosa, Canis e Petshops, às 14h