Prefeitura do Rio começa terceira fase da vacinação contra a gripe nesta segunda-feira, dia 11/05

Publicado em 10/05/2020 - 14:41 | Atualizado em 11/05/2020 - 07:09
vacinação sarampoVacinação contra a gripe no Rio. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início nesta segunda-feira, 11 de maio, à terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Os públicos-alvo desta última etapa são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz) até 45 dias do nascimento do bebê. A partir do dia 18/05, adultos de 55 a 59 anos e professoras de escolas públicas e privadas também poderão tomar a vacina.

Locais de vacinação:

Unidades de Saúde – A vacinação será oferecida nas 233 clínicas da família e centros municipais de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta e nas unidades que funcionam aos sábados até as 12h.

Detran – Dois postos do Detran, o da Barra da Tijuca e o de Campo Grande, vão funcionar em sistema de drive thru, mas apenas de 11 a 15 de maio, no horário das 9h às 14h.

Farmácias -A Secretaria Municipal de Saúde também firmou parceria com 4 redes de farmácias – A Nossa Drogaria, Drogarias Pacheco, Venâncio e Farmácia do Leme -, que disponibilizarão 18 endereços para vacinação exclusiva de gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas. A vacinação nas farmácias acontecerá das 10h às 16h. Veja aqui as farmácias participantes: https://bit.ly/RelacaoFarmacia3Etapa

Outra estratégias para bater a meta da segunda etapa

Enquanto a primeira fase de vacinação contra a gripe, dirigida a idosos e profissionais de saúde, bateu recordes de adesão logo nos primeiros dias, a cobertura vacinal dos públicos da segunda fase ficou abaixo do esperado. Da meta de 404 mil pessoas a serem imunizadas, 184 mil compareceram aos postos, perfazendo pouco mais de 45% de cobertura. Na primeira fase, a cobertura foi de 99,2%. Por isso a SMS criou ações especiais dirigidas a algumas categorias, como caminhoneiros, profissionais de salvamento e segurança e doentes crônicos.

Caminhoneiros – Nos dias 14 e 15 de maio, a SMS vai oferecer a vacina em duas unidades do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), localizadas em Deodoro e em Paciência, na Zona Oeste do Rio. O horário de vacinação é das 9h às 15h. O objetivo da parceria é vacinar 600 caminhoneiros nos dois dias da ação. A cobertura de vacinação da categoria até o momento é de pouco mais de 10%.

Guardas municipais – Os grupamentos da Guarda Municipal de São Cristóvão, Tijuca, Bangu, Barra e Praça Seca também vão oferecer a vacina contra a gripe, mas exclusivamente aos guardas da Prefeitura do Rio.

Total de vacinados e período da campanha

A meta é imunizar 1 milhão de pessoas nestes grupos prioritários na terceira etapa. Até o momento, 1.340.216 de pessoas já foram vacinadas.

A campanha começou no dia 23 de março e vai até 6 de junho.

Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?

Doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade e pessoas com trissomia ou transplantadas.