Prefeitura do Rio ajuda governo do estado no combate à Covid-19 e cede 16 respiradores ao Hospital Universitário Pedro Ernesto

Publicado em 21/05/2020 - 15:42 | Atualizado em 21/05/2020 - 15:54
Respiradores cedidos pela Prefeitura chegaram nesta quinta-feira (21/05) ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do RioRespiradores cedidos pela Prefeitura chegaram nesta quinta-feira (21/05) ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). Foto: Marcos de Paula / Prefeitura do Rio
Por determinação do prefeito Marcelo Crivella, a Prefeitura do Rio fez nesta quinta-feira (21/05) a cessão ao governo do estado de 16 respiradores que vão permitir a imediata abertura de 16 leitos de UTI no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), para atendimento a pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A ajuda da Prefeitura é possível graças à aquisição, pelo município, de 726 kits com respiradores e monitores, comprados na China ainda no ano passado, antes da crise sanitária mundial. Destes, 326 já chegaram e estão sendo distribuídos pelas unidades municipais que recebem pacientes com Covid-19. Outros 400 reforçarão em breve a luta contra a epidemia.

– Esse gesto de apoio da Prefeitura do Rio ao governo estadual e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, mantenedora do Pedro Ernesto) é para que nossa população tenha mais leitos e mais equipamentos à disposição. A unidade foi escolhida por ter o RH necessário e, portanto, mais agilidade para abertura de novos leitos.  Essa entrega de hoje é carregada de esperança para que a gente possa dar suporte e recuperar muitas pessoas acometidas, infelizmente, por esse vírus – afirmou a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

A entrega dos respiradores foi feita na entrada do Hospital Universitário Pedro Ernesto, logo depois da chegada do caminhão com os equipamentos. O diretor da unidade, Ronaldo Damião, e o reitor da UERJ, Ricardo Lodi, agradeceram pelo gesto da Prefeitura.

– Quero, em nome da Universidade do Rio de Janeiro, e como diretor do hospital, agradecer pela cessão desses aparelhos. Com eles, vamos incrementar ainda mais o combate à pandemia. Aqui nós temos 63 leitos de UTI e 103 de enfermaria destinados ao enfrentamento do coronavírus. Com mais esses 16 respiradores e outros dois doados por empresários, vamos para 81 leitos de UTI, além dos 103 de enfermaria – declarou Damião.

Prefeitura solicita ao governo federal habilitação de 335 leitos contra Covid-19

Beatriz Busch informou que o prefeito Marcelo Crivella foi a Brasília para pedir ao governo federal a habilitação de 335 leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus. Ela explicou que essa habilitação é fundamental para o funcionamento dos leitos e o socorro a mais vidas na cidade:

– A gente tem certeza de que a solicitação será deferida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para que a gente receba os recursos necessários à manutenção desses leitos – disse.

Gestão e investimento da Prefeitura antes da pandemia

Muito antes da pandemia da Covid-19, a saúde já vinha sendo prioridade na gestão do prefeito Crivella. A renovação do parque tecnológico da rede municipal recebeu investimento de R$ 370 milhões. Foram comprados mais de 18 mil equipamentos de última geração, adquiridos com a finalidade de oferecer à população um atendimento digno e de qualidade.

Entre os novos equipamentos comprados pela Prefeitura estão os 726 respiradores vindos da China. Esses respiradores foram adquiridos também antes da crise da Covid-19, a preços mais baixos (12 mil dólares cada) e com melhores condições de parcelamento (valor dividido em 60 vezes).