Prefeitura divulga os vencedores do programa Integra Rio

Publicado em 22/06/2022 - 13:58 | Atualizado em 22/06/2022 - 14:18
O ballet Manguinhos, um dos vencedores do programa, se apresentou durante o evento - Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Integração Metropolitana, Alberto Szafran, apresentaram, nesta quarta-feira (22/6), os vencedores do programa Integra Rio, durante cerimônia na Sala Baden Powell, em Copacabana. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de integração entre a capital e as demais cidades do estado, por meio de apoio financeiro para projetos e propostas, com foco no desenvolvimento de novos negócios e parcerias em áreas como turismo, cultura e pesquisa.

O projeto impactou mais de 40 cidades. Serão realizados cerca de 360 eventos e ações integrativas, com alcance direto em 332.500 pessoas e indireto de aproximadamente 3.325.000. Serão investidos mais de R$ 10 milhões pela capital fluminense em diversos setores.

– O mais importante desse projeto é a integração de toda a região metropolitana com o interior do estado. Trazer experiências dos mais diferentes segmentos para a cidade do Rio. Essa troca vem acontecendo desde que criamos a Secretaria de Integração Metropolitana. É uma aposta forte nossa para que possamos fazer com que a fusão da antiga Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro possa ser consolidada a partir da iniciativa da capital – afirmou Eduardo Paes, informando que a Prefeitura fará uma segunda edição do Integra Rio.

Para o secretário de integração metropolitana Alberto Szafran, o Integra Rio é um programa vanguardista, que vem resgatar a união entre cariocas e fluminenses. E mostrar a importância da construção de experiências coletivas, que busquem resgatar o sentimento de pertencimento, com o compartilhamento de culturas, conhecimentos e preservação da individualidade de cada região.

– Muito feliz com esse marco na realização de políticas públicas no Rio de Janeiro, integrando a região metropolitana com o interior. Temos em torno de 133 projetos com mais de R$ 10 milhões investidos. Estamos patrocinando projetos de integração para todo o estado do Rio – disse o secretário.

Durante a cerimônia alguns dos projetos vencedores fizeram pequenas apresentações, como o ballet de Manguinhos, que tem o objetivo de formar artisticamente crianças, adolescentes e jovens das comunidades do Complexo de Manguinhos. Mais de 300 pessoas são atendidas diretamente por esta iniciativa.

Representantes dos Esports também estiveram presentes, com o grupo AfroGames. Os organizadores do projeto, que possibilitou a inserção de meninos e meninas de diversas favelas da cidade do Rio, no cobiçado mundo dos jogos eletrônicos, mostraram como integrar o projeto com as demais regiões do estado.

– Criamos o AfroGames em 2019, o primeiro centro de Esports dentro de uma favela. Foi uma responsabilidade muito grande pelo projeto que estávamos começando e fomos aprendendo ao longo do tempo. Lá no AfroGames nós combatemos a desnutrição digital e também fazemos a cidadania digital. Damos acesso a certos equipamentos a quem não tem – declarou William Reis, representante do AfroGames, projeto que surgiu fruto de uma parceria entre o grupo cultural AfroReggae e a Chantilly Produções.

O evento ainda contou com uma apresentação do grupo Regional Choro Caiçara.

Clique aqui e conheça mais detalhes do Integra Rio. Confira, também, a lista dos vencedores.

• 22 de junho de 2022