Prefeito Eduardo Paes dá posse ao novo secretariado

Publicado em 01/01/2021 - 20:11 | Atualizado em 19/02/2021 - 18:38
Discurso enfatizou como prioridades a redução do índice de pobreza, a valorização dos servidores e o combate à corrupção Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o vice, Nilton Caldeira, deram posse, na tarde desta sexta-feira (01/01), aos 24 secretários, ao procurador-geral e ao controlador-geral do município, além dos novos subprefeitos e gestores das empresas, fundações, autarquias e órgãos ligados à Prefeitura. Em solenidade no Palácio da Cidade, Paes ressaltou que estão entre as suas prioridades a redução do índice de pobreza na capital, a valorização dos servidores públicos e o combate à corrupção.

No início da cerimônia, foi realizado um ato ecumênico com a presença do arcebispo do Rio, cardeal dom Orani Tempesta, do bispo evangélico Abner Ferreira, do rabino Nilton Bonder e do babalorixá Marcio de Jagun. Em seu discurso, o prefeito enfatizou que vai privilegiar os investimentos sociais nas comunidades e regiões mais carentes da cidade, como as Zonas Norte e Oeste. Também serão ampliados os recursos e os programas de transferência de renda aos mais pobres.

–  Vamos recuperar os serviços públicos nessas áreas, melhorar as ruas e a infraestrutura, criar frentes de trabalho nessas regiões. É minha prioridade reduzir os intoleráveis índices de pobreza, implementar políticas adequadas para a população em situação de rua. Os mais pobres serão minha prioridade, como sempre foram, ao governar.

Pedro Paulo foi um dos secretários empossados. Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio.

Os servidores municipais também vão ganhar uma atenção especial do novo prefeito. Mesmo diante de uma grave crise fiscal, Paes garantiu que esses profissionais serão valorizados.

– Renovo as 11 propostas que assumimos com eles durante a campanha, garantindo estabilidade no recebimento dos seus salários e bonificações, melhoria nas condições de trabalho e de oportunidades de crescimento profissional. Vamos ser criativos para buscar novas fontes de financiamento e de aporte de recursos.

O prefeito também deixou claro que é preciso mudar os padrões de gestão. Por isso, criou uma secretaria dedicada à transparência e integridade pública.

– A corrupção é abjeta, intolerável, inaceitável e tem de ser punida exemplarmente. Vamos aperfeiçoar os padrões de governança, de transparência e de conformidade. Não haverá tolerância com nenhuma irregularidade, seja ela interna ou externa à Prefeitura.

Assim como fez mais cedo, durante a sua cerimônia de posse, Paes voltou a citar sambistas consagrados em seu discurso. Primeiro, lembrou o poeta Jorge Aragão, com os versos de “Moleque Atrevido”: “Respeite quem pode chegar onde a gente chegou”. No fim, o prefeito declamou a música “Renascer das Cinzas”, de Martinho da Vila.

Saiba quem são os novos secretários:

Pedro Paulo — Fazenda e Planejamento
Marcelo Calero — Governo e Integridade Pública
Washington Fajardo — Planejamento Urbano
Chicão Bulhões — Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação
Katia Souza — Infraestrutura
Maína Celidônio — Transporte
Ana Laura Secco — Conservação
Renan Ferreirinha — Educação
Laura Carneiro — Assistência Social
Daniel Soranz — Saúde
Jorge Felippe Neto — Trabalho e Renda