‘Mulheres do Rio’ tem aula inaugural: programa conta com 2 mil alunas

Publicado em 20/09/2023 - 19:02 | Atualizado em 20/09/2023 - 19:34
1.400 mulheres participaram da aula inaugural - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, participaram da aula inaugural da 1° Edição Estácio do programa Mulheres do Rio, nesta quarta-feira (20/09), no Expo Mag, na Cidade Nova. A iniciativa ocorre em parceria com a universidade Estácio, com o objetivo de promover cursos de capacitação profissional para as mulheres do Rio e contribuir com a geração de renda.

– Aqui é muito mais que um evento comemorativo. A gente tem que celebrar, porque não é todo dia que há oportunidades para mulheres se qualificarem. Quero garantir que o que vocês vão aprender é algo que ninguém pode tirar de vocês. Bens materiais a gente perde, mas o conhecimento, a experiência adquirida num curso desse ninguém nunca vai tirar de vocês. E vocês vão ter uma avenida aberta no caminho de vocês – disse o prefeito Eduardo Paes para as alunas do curso.

Esta edição tem a participação de 2 mil alunas, e cerca de 1.400 assistiram à aula inaugural. O projeto capacita mulheres nas áreas de indústria, administração, tecnologia e culinária, entre outros.

Para Joyce Trindade, essa é mais uma conquista para as cariocas:

– Hoje é mais um dia de conquista para as mulheres da cidade do Rio. O programa vai qualificar as alunas para o mercado de trabalho, especialmente mães, chefes de família e mulheres em contexto de vulnerabilidade. Nosso objetivo é que todas estejam prontas para ocupar seu devido lugar no mercado e, assim, fazer uma melhor geração de renda na cidade. O objetivo é que toda mulher possa ser o que ela quiser. Então, damos a elas opções para que consigam se qualificar e mudar culturas, gerações também.

A dona de casa Laura Paula Botelho de Oliveira, de 49 anos, aguardava desde a adolescência para aprender o ofício de confeiteira e, por meio do Mulheres do Rio, vai realizar um sonho: fazer bolos de festas, agora profissionalmente.

– Fui mãe aos 15 anos e na época não tinha condições de fazer um bolo para minha filha. Aprendi um pouco sozinha, mas sem a oportunidade de fazer um curso, era muito caro. Estou muito feliz com essa oportunidade e quero aproveitar tudo, da melhor forma. Agora sou avó, minha neta tem 10 anos e já gosta de aprender comigo. Vou transformar esse sonho na minha profissão. Meu marido está desempregado, ficou doente, e eu creio que vou ser uma confeiteira.

Técnica em turismo, Ruth Pereira, de 54 anos, pretende mudar de área e conseguir mais oportunidades em home office. Para isso, está matriculada no curso de gestão de mídias digitais, do Mulheres do Rio:

– Quero fazer uma transição profissional para poder trabalhar por conta própria e em home office. Já fiz curso de designer gráfico, também pelo programa, e assim estou agregando conhecimentos, investindo em outras áreas que ajudam também na minha carreira atual. Essa formação vai ser importante no meu currículo.

Desde 2022, o Mulheres do Rio capacitou mais de 2,8 mil participantes.

O Programa Mulheres do Rio atua no eixo de autonomia econômica para as cariocas, a partir de capacitação profissional que dá acesso ao mercado de trabalho, visando impulsionar a empregabilidade feminina na cidade do Rio de Janeiro.

• 20 de setembro de 2023