Guarda Municipal inicia operação especial para o desfile das campeãs

Publicado em 28/02/2020 - 18:17 | Atualizado
Operação da GM começa às 18h desta sexta-feira (28/02). Robert Gomes / Guarda MunicipalOperação da GM começa às 18h desta sexta-feira (28/02). Robert Gomes / Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro inicia às 18h desta sexta-feira (28/02) operação especial para o desfile das escolas de samba campeãs que acontece neste sábado (29/02) na Marquês de Sapucaí. Ao todo, 525 guardas municipais atuarão na área externa e interna do Sambódromo em ações de patrulhamento, ordenamento urbano e de controle e fiscalização dos bloqueios de trânsito, para promover segurança dos foliões, orientar motoristas e pedestres e auxiliar turistas nacionais e estrangeiros.

O esquema conta ainda com um centro de controle móvel e duas bases fixas de apoio operacional e logístico aos agentes. Na última noite de desfile na Passarela do Samba, dez motociclistas do Grupamento Especial de Trânsito darão apoio às seis escolas campeãs, atuando na escolta para o deslocamento das alegorias da Cidade do Samba para o Sambódromo.

Apoio a blocos

A Guarda Municipal vai atuar com 1.300 agentes para cobrir os blocos oficiais que fecham o carnaval de rua do Rio neste fim de semana, dias 29 de fevereiro e 1 de março. Entre os diversos blocos, que saem na cidade, estão “Anitta”, “Monobloco”, “Quizomba” e “O fervo”, na região do Centro; “Mulheres de Chico”, “Bafafá”, “Sem Saída” e “Broxadão”, na Zona Sul; “Tô no Recreio”, na Zona Oeste; “Aí Sim” e “Sambado no Miudinho”, na Zona Norte.

Os agentes farão o ordenamento urbano e do trânsito nos locais de desfile com ações integradas com diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como a Coordenadoria de Controle Urbano, Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques e a Comlurb, por meio do programa Lixo Zero. As equipes também trabalharão em conjunto com a Polícia Militar no esquema de barreiras de segurança montadas especialmente para os megablocos, para impedir o acesso de itens proibidos, como garrafas de vidro, fogos de artifício, artefatos explosivos, bandeiras e carrinhos de alimentos.

Monitoramento da orla da Zona Sul

Os blocos que saem nas avenidas Atlântica, Vieira Souto e Delfim Moreira, na Zona Sul, serão monitorados pelo Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal. Utilizando as câmeras da prefeitura, os agentes farão o acompanhamento de suspeitos de praticar furtos na orla. As imagens serão enviadas, em tempo real, para equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar nas ruas, para impedir os crimes. De posse das imagens, policiais e guardas buscam identificar, abordar e prender os suspeitos em ação integrada entre os órgãos.

Ações preventivas

O Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CDMCA) promovem ações preventivas, com foco na promoção da segurança de crianças e adolescentes, nos blocos “Se essa rua fosse minha”, no sábado, dia 29, no Flamengo; e “Fofoqueiros de Plantão”, que sai no domingo, dia 1 de março, no Jardim Botânico. As equipes farão a distribuição de pulseiras de identificação para facilitar a localização de crianças perdidas, além de folhetos com dicas de segurança para pais e responsáveis. Os agentes também conscientizam foliões sobre violações de direitos e crimes, como a exploração sexual infantil e o tráfico de pessoas.