Garis da Comlurb e mergulhadores recolhem 19,6 toneladas de lixo em ação ambiental na Praia da Urca

Publicado em 23/01/2021 - 10:29 | Atualizado em 23/01/2021 - 20:43
Equipe da Comlurb participa de mutirão de limpeza na Mureta d Urca - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A Comlurb, a Subprefeitura da Zona Sul e o Instituto Mar Urbano promoveram neste sábado (23/01), na Urca, uma ação ambiental-educativa de conscientização pelo fim do plástico no oceano. Foram recolhidas 19,6 toneladas de resíduos. Garis da Companhia retiravam sujeira das pedras, da areia das praias e do espelho d ‘água com um ecoboat, cinco mergulhadores usando cilindro de ar limpavam o fundo da Baía. O Corpo de Bombeiros também participou com um bote e um jet sky, auxiliando no trabalho.

Estudos recentes mostram que 80% do lixo que chega ao oceano têm origem em terra firme, impactando negativamente a vida marinha. Vale ressaltar que a região da Urca é um dos poucos pontos da Baía de Guanabara em que o cavalo marinho ainda pode ser encontrado. A ação ocorre do cais do flutuante até a Praia da Urca.

Pneu é retirado da água na Praia da Urca – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Gari mostra resto de ventilador jogado na Praia da Urca – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

Lixo é um problema recorrente em praias. No dia 3 deste mês, equipes da Comlurb recolheram cerca de 2,5 toneladas de garrafas pet no mar de São Conrado. O material agora será usado numa grande escultura do artista plástico mexicano Ismael Torrano Montes de Oca, que também aproveitará resíduos coletados na Urca neste sábado. A obra, que terá formato de tubo em homenagem ao multicampeão mundial de surf Kelly Slater, será chamada de “Tsunami de Plástico”, em referência à onda de garrafas que se formou após o temporal do dia 2. A imagem viralizou e sensibilizou Slater, que falou de conscientização e cuidados com o descarte de plástico no mar.

Mergulhador atua em limpeza na Praia da Urca – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A escultura, que ficará exposta nas praias da cidade e servirá de símbolo contra o descarte irregular de plástico, vai ser entregue por Montes de Oca durante o mês de fevereiro, na Praia de Copacabana, e os frequentadores poderão entrar no tubo e fazer selfies. A ação deste sábado teve como principal objetivo reforçar a importância e a necessidade de os cidadãos darem o exemplo para evitar poluir o meio ambiente, e uma das formas mais eficazes é a redução do consumo de plásticos de uso único.

Lixo é recolhido em ação ambiental na Urca – Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

A ação ambiental-educativa deste sábado teve apoio da ONG Oceana Brasil, da OceanPact, Macau Dive e da Associação de Moradores da Urca (Amour). A Comlurb atuou com 34 garis, sendo 30 na varrição, limpeza geral e remoção de resíduos na areia das Praias da Urca e Vermelha, na Mureta, nas pedras e nas ruas do bairro, dois no ecoboat e outros dois, da coleta seletiva da Companhia, organizando o recolhimento dos resíduos retirados do mar com apoio de um caminhão compactador do serviço.

A equipe de garis alpinistas da Companhia também participaram, com equipamentos de rapel, para garantir a limpeza das pedras com mais segurança. Além disso, fiscais do Lixo Zero fizeram uma ação de orientação e conscientização com os frequentadores da Mureta da Urca.

Comlurb remove 2,19 toneladas de resíduos em megaoperação de limpeza e roçada na Linha Vermelha

• 23 de janeiro de 2021