Publicado em 13/06/2022 - 18:07 | Atualizado em 14/06/2022 - 17:49
  • Início/
  • /
  • Desafio COR 2022: abertas as inscrições para o programa de inovação do Centro de Operações Rio
Centro de Operações Rio - Prefeitura do Rio

A edição de 2022 do Desafio COR – programa de inovação e aceleração do Centro de Operações Rio – está com as inscrições abertas até 13 de julho. Neste ano, o desafio será “Como ampliar a identificação e o monitoramento dos riscos e impactos de eventos climáticos (hidrometeorológicos) severos na cidade”. Com previsão de início para julho, o evento será realizado por meio da parceria Rio-Nasa, além da ABMEN (Associação Brasileira dos Mentores de Negócios) e da FCJ Rio, a regional carioca do maior grupo global de Venture Builders (organização de fomento a startups).

Grupos, startups e empresas interessados em desenvolver soluções tecnológicas com o COR devem preencher o formulário disponível neste link. A primeira etapa, de imersão, é prevista para julho. Já a etapa de aceleração deve ser realizada de agosto a setembro.

– Nosso principal objetivo é incentivar o desenvolvimento de ferramentas inovadoras que contribuam para uma cidade mais inteligente e resiliente, e ajudem a salvar vidas – destacou o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman.

Durante o desafio, o Centro de Operações se transforma em um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes, oferecendo todos os recursos disponíveis aos participantes: dados; mentoria técnica; e acesso ao ecossistema de inovação do COR.

As melhores soluções passam para a última etapa, de incubação, em que são integradas experimentalmente à operação do COR para aprimoramento. Mais informações sobre o desafio, fases e cronograma neste link.

Edições anteriores

O desafio já teve três edições, em 2018, 2019 e 2021 para aprimorar, respectivamente, a resposta da cidade a eventos de chuva forte; a gestão dos impactos das mudanças climáticas no sistema de ônibus do município; e a comunicação de emergência.

Como resultado, o COR já certificou seis startups, qualificando as ferramentas para serem integradas ao conjunto de ferramentas operacionais do COR. São elas: a Noah, com sensores inteligentes de alagamento; a VM9, com plataforma de mobilidade urbana sobre o sistema BRS (faixa exclusiva de ônibus); a Wiiglo, com plataforma de monitoramento do sistema de ônibus; a Nimbus, com a plataforma Cronos, voltada ao aprimoramento da previsão de chuvas; Linha Direta, que ampliou a funcionalidade do seu aplicativo de alertas, permitindo ao usuário reportar ocorrências diretamente ao COR, inclusive com envio de vídeos em tempo real; e Não Pare Antes de Conseguir, com sistema de sensoriamento baseado na tecnologia LoRaWAN.

• 13 de junho de 2022