Covid-19: Vacinação recomeça nesta quinta-feira para meninas de 17 anos

Publicado em 26/08/2021 - 07:27 | Atualizado em 26/08/2021 - 14:33
As estudantes Bruna Malafaia e Lara Calainho exibem a caderneta de vacinação - Marcelo Piu/Prefeitura

A vacinação contra a Covid-19 dos mais jovens recomeça nesta quinta-feira (26/08), com as meninas de 17 anos recebendo a primeira dose. Na sexta-feira (27/08), a imunização será destinada aos meninos com 17 anos, e, no sábado (28/08), às pessoas com 17 anos ou mais. Na semana seguinte, o calendário segue, de forma escalonada por idade e sexo, até chegar aos meninos de 15 anos, que recebem a primeira dose no dia 3 de setembro (sexta-feira).

– Esperança é a palavra que define este momento. Bateu uma ansiedade, estou muito grata por ter essa oportunidade. É um avanço da ciência e do SUS – disse a estudante Lara Calainho, que tomou a primeira dose na Casa Firjan, em Botafogo.  Ela ainda fez um apelo: – Gente, é essencial seguir os protocolos sanitários. Vamos nos cuidar.

Também vacinada na Casa Firjan, a estudante Bruna Malafaia estava feliz da vida.

– Nem parece que é verdade. Esperei esse momento por tanto tempo, é um sonho poder retomar aos poucos a vida que a gente tinha. Vacinar e se cuidar são essenciais. Vejo muita esperança num futuro melhor. O vírus ainda está aí, mas podemos passar por essa situação e sair mais fortes – destacou Bruna.

Em todos os dias, continua a vacinação permanente de Pessoas com Deficiência (PcD), gestantes, puérperas e lactantes com 12 anos ou mais.

As unidades também seguem aplicando a segunda dose, conforme a data estipulada no comprovante da primeira.

Dose de reforço para idosos

A Prefeitura também divulgou que, de 1º a 10 de setembro, os residentes de instituições de longa permanência (ILPI) serão os primeiros vacinados com a dose de reforço contra a Covid-19.

Em sua última reunião, realizada segunda-feira(23/08), o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 aprovou e recomendou a aplicação da dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais, independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses.

Covid-19: Município retoma vacinação de mais jovens e anuncia calendário para dose de reforço em idosos

• 26 de agosto de 2021