Coronavírus: Veja aqui as medidas adotadas pela Prefeitura do Rio neste domingo(07/06) contra a pandemia

Publicado em 07/06/2020 - 20:27 | Atualizado em 07/06/2020 - 20:28
A rede SUS na capital tem 1.352 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 566 em UTI. Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rioi

PREFEITURA ANUNCIA DECISÃO DE CONSELHO CIENTÍFICO POR UNANIMIDADE E MEDIDAS DO DECRETO MUNICIPAL ESTÃO MANTIDAS

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, disse neste domingo, 07/06, que estão mantidas todas as medidas anunciadas em decreto municipal no dia 02/06 para uma reabertura gradual das atividades. Apesar das orientações do governo do estado, o conselho científico concluiu que é preciso seguir o plano com cautela e analisar dados das curvas de contágio e óbitos diariamente.

O número de óbitos no mês de maio foi alto, se comparado ao mesmo período do ano passado. Portanto, é preciso de mais um tempo para que as curvas diminuam. Com as medidas de isolamento e abertura gradual, Crivella acredita que haverá redução de contágio e óbitos e, com isso, os números vão se igualar à média do ano passado.

Crivella afirmou que as decisões da Prefeitura seguem análises científicas e deixou claro que, no que diz respeito ao momento mais seguro para a reabertura de alguns setores, há divergências com o estado. A prefeitura optou por um plano mais lento e que segue ciclos.

“No plano da Prefeitura do Rio, não há suposições ou amostras, são dados empíricos do dia a dia que acompanhamos desde março. Cresce o nosso otimismo, mas não compromete o limite da prudência, porque precisamos ter cuidado para evitar retroceder”, disse o prefeito.

Informe-se:

MUNICÍPIO GARANTE DIREITO DE TRIBUTAR APOSTAS, ENQUADRADAS COMO SERVIÇOS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), garantiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), o direito de tributar atividades de aposta, chamadas de pules. Em valores atualizados, o débito do Jockey Club Brasileiro com o Município do Rio chega a R$ 1,254 bilhão, relativos ao Imposto sobre Serviços (ISS) nas apostas.De acordo com a maioria do plenário do STF, em sessão virtual realizada no último dia 29 de maio, a cobrança do imposto é constitucional, uma vez que as apostas devem ser enquadradas como serviços e não como renda.

Saiba mais:

MORRO DA PROVIDÊNCIA E OUTRAS COMUNIDADES RECEBEM OPERAÇÕES DE HIGIENIZAÇÃO

A Comlurb fez operações especiais de higienização neste domingo (07/06) em comunidades da cidade. A iniciativa, que começou pela Rocinha, no dia 9/4 e tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, já alcançou mais de 600 comunidades. Todas receberam lavagem geral com água de reuso e detergente neutro, e hipoclorito nos pulverizadores.Neste domingo, 07/06, a higienização foi até o Morro da Providência, na Gamboa, e a Tijuaçú, no Alto da Boa Vista, com uma equipe de seis garis e duas pipas d`água.

Confira as outras comunidades:

ATUALIZAÇÃO DO NÚMERO DE LEITOS COVID-19, TAXA DE OCUPAÇÃO SUS E TRANSFERÊNCIA PARA VAGAS REGULADAS

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 1.252 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, desde o início da pandemia. Deste total, 248 são leitos de UTI.Nos leitos para Covid ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.

Veja os números: