Coronavírus: Prefeitura distribui mais de 78 mil máscaras nas ruas para proteger a população

Publicado em 30/04/2020 - 15:14 | Atualizado em 30/04/2020 - 15:32
A Prefeitura já distribuiu mais de 78 mil máscaras nas ruas - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Por determinação do prefeito Marcelo Crivella, há uma semana é obrigatório o uso de máscaras para quem precisa ir às ruas da cidade. Com o objetivo de estimular os cariocas a manter esse hábito, que protege a população do novo coronavírus, o município já distribuiu mais de 78 mil peças, das cerca de 2,850 milhões que estão sendo compradas, produzidas e doadas por empresas parceiras. As entregas são feitas em locais como pontos de ônibus e estações de BRT, para a pessoas em situação de rua e ainda para servidores que trabalham em contato direto com o público.

Fundamentais neste período de pandemia, as máscaras são confeccionadas com diversos tipos de material, todos de acordo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para facilitar a produção de máscaras de tecido, Crivella autorizou o funcionamento de lojas que vendem tecido e artigos de aviamento, das 10h às 17h. Os estabelecimentos têm que garantir o espaçamento mínimo de dois metros entre os seus ocupantes. O uso de proteção no rosto é uma medida necessária neste momento da subida das curvas da Covid-19, pois ajuda a inibir o contágio da doença.

O uso de máscara nas ruas foi determinação do prefeito Marcelo Crivella – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A seguir a distribuição das máscaras

Assistência Social

Serão confeccionadas 1,8 milhão de máscaras para serem entregues à população. Um crédito de aproximadamente R$ 4 milhões foi liberado, e três fornecedores – duas empresas e uma Organização Social – estão sendo contatados para fechar contrato e recrutar as costureiras que farão as peças.
A previsão é que essas máscaras comecem a ser distribuídas nas ruas a partir do fim da próxima semana.

Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos começou a distribuir hoje (29/04) 300 máscaras do tipo protetor facial para as equipes de abordagem que atuam diretamente com a população em situação de rua e nos centros de referência. Os equipamentos são reutilizáveis e foram doados pelo Sindicato das Empresas de Segurança Privada e Patrimonial do Rio de Janeiro (Sindesp).
A secretaria já havia entregue, segunda (27/04) e terça-feira (28/04), 700 máscaras de proteção para funcionários do órgão, pessoas abrigadas no Sambódromo, idosos hospedados no hotel da Barra e abrigados em hotéis populares.

Seop/Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Guarda Municipal distribuem nesta semana 30 mil máscaras de proteção – de um total de um milhão – nos terminais mais movimentados do BRT, em restaurantes populares, na orla e em outras áreas públicas de toda a cidade. A ação começou na última quinta-feira (23/04), quando entrou em vigor o decreto que obriga o uso da peça nas ruas, em transportes públicos e em estabelecimentos como bancos e supermercados.

Parte das máscaras distribuídas é de celulose, reciclável, e com design mais eficiente para evitar a contaminação do lado interno, uma vez que o modelo não permite o contato das mãos nessa área. A ação integra a campanha ‘Convide a Vida’, que vai instalar cabines de desinfecção (já existentes no hospital de campanha do Riocentro e no terminal Alvorada) e de lavatórios volante em pontos sensíveis da cidade.

Comlurb

A Comlurb comprou 36 mil máscaras laváveis que já começaram a ser entregues aos garis. Além disso, a companhia distribuiu 7.700 peças descartáveis a seus funcionários.  A Comlurb recebeu ainda doação de 3 mil máscaras descartáveis da fábrica da Michelin, em Campo Grande, destinadas aos trabalhadores da companhia que atuam na Zona Oeste.

Iplan

Distribuiu 150 máscaras feitas de algodão reforçado (reutilizável) para profissionais que atuam no Taxi.Rio e trabalharam na distribuição de cestas básicas a taxistas no Riocentro, para quem presta suporte e atendimento em campo (realizando instalações de redes, por exemplo) e para quem está em regime de revezamento presencial. As máscaras foram entregues pessoalmente aos colaboradores da IplanRio. Ainda serão distribuídas 50 unidades.

Diversidade Sexual

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual doou 200 máscaras para instituições que apoiam e acompanham a população LGBT no Rio e, em maio, entregará outras 500 peças personalizadas, com as cores do arco-íris, para marcar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado mês que vem.