Publicado em 16/03/2023 - 07:06 | Atualizado em 16/03/2023 - 08:52
  • Início/
  • /
  • COR recebe comitiva da Universidade de Columbia para discussão sobre questões climáticas
A comitiva da Universidade de Columbia conheceu os procedimentos do COR - Prefeitura do Rio

O Centro de Operações Rio (COR) recebeu, nesta quarta-feira (15/3), uma comitiva da Universidade de Columbia, de Nova York, nos Estados Unidos. O objetivo é selar a parceria estabelecida com a Prefeitura do Rio na criação do Climate Hub Rio, um centro de pesquisa e inovação sobre mudanças climáticas, o primeiro do mundo. A cidade carioca foi escolhida por ser litorânea, estar exposta a mudanças no oceano causadas pelas alterações climáticas, e ter parte da população residente em áreas de risco. A iniciativa vai promover o desenvolvimento de novas pesquisas no clima, buscando soluções para problemas do município que possam ser referências no gerenciamento de crise e prevenção de desastres, tanto no Brasil quanto no exterior.

No encontro, os profissionais estrangeiros conheceram os procedimentos do COR, como estágios, áreas de atuação e protocolos operacionais. A apresentação destacou a importância da fundação e funcionamento da maior central de monitoramento da América Latina, que tem como objetivo principal salvar vidas.

– Ter a possibilidade de apresentar o COR e todas as ferramentas aqui disponíveis voltadas para a prevenção de fenômenos climáticos é sempre importante. Ainda mais quando  os visitantes são membros de uma das maiores universidades do mundo – destacou o chefe executivo do Centro de Operações, Marcus Belchior.

Outro ponto importante foi a cultura de prevenção e resiliência que o COR vem construindo no município do Rio de Janeiro, por meio do conceito de cidades inteligentes.

– Vocês conseguem prever grande parte do que pode ocorrer, com os dados que vocês têm e observando o comportamento da cidade frente às ocorrências, como as enchentes por exemplo. Isso é realmente excelente – afirmou Wafaa El-Sadr, fundadora e diretora do ICAP, da Escola Mailman de Saúde Pública, da Columbia, e vice-presidente global na universidade.

El-Sadr e outros nove membros da instituição norte-americana estiveram no COR, como Alex Halliday, decano da Columbia Climate School; Charlotte Marie Munson, assistente de Iniciativas Estratégicas da Universidade de Columbia; Dan Zarrilli, assessor especial de Clima e Sustentabilidade da Universidade de Columbia e ex-conselheiro chefe de políticas climáticas da prefeitura de Nova York; e Thomas J. Trebat, diretor do Columbia Global Centers Rio.

Além de conhecer a Sala de Situação, que possui 125 telões de monitoramento da cidade, a equipe também ouviu sobre o Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE). Localizado no 3º piso do prédio e integrado ao COR, o CIE reúne um banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde, que auxilia a aprimorar a saúde pública no município. Os desafios enfrentados na pandemia da Covid-19 foram alguns dos temas centrais.

• 16 de março de 2023