Publicado em 20/12/2021 - 07:00 | Atualizado em 17/12/2021 - 22:36
  • Início/
  • /
  • Projeto Colabora Rio é lançado para atrair voluntários que queiram contribuir com o bem-estar da sociedade
Colabora Rio

O projeto Colabora Rio, previsto no plano estratégico da cidade, está sendo lançado pela Prefeitura do Rio para melhorar a eficiência e a governança de ações de voluntariado ligadas à gestão municipal. A partir desta segunda-feira (20/12) até quarta-feira (22/12), equipes da Secretaria Especial de Cidadania (SECID) estarão em três pontos da capital para divulgar, tirar dúvidas e incentivar a adesão ao programa.

No portal http://colaborarj.rio/ está a lista com as sugestões de ações de voluntariado que podem ter a adesão dos cariocas. Há oportunidades em várias secretarias e órgãos públicos. Esse tipo de trabalho é regido por leis federal e municipal, não gera vínculo empregatício, nem obrigações trabalhistas ou previdenciárias. Ao fim de dois anos de atividade, o participante receberá um certificado.

Qualquer pessoa pode doar tempo, insumo e material, serviços e recursos financeiros. Ao escolher ser voluntário, o candidato participa de forma ativa da construção de uma cidade melhor, menos injusta e desigual. Além disso, há a possibilidade de crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

Para se inscrever basta acessar o portal, escolher o programa de voluntariado e preencher as informações solicitadas. Entre outros temas, há oportunidades em ações ligadas a cuidados com gestante e recém-nascido, prevenção ao uso de drogas, alfabetização de adultos, preservação do meio ambiente, planejamento familiar, educação para a paz, cidadania e direitos humanos e trânsito.

• 20 de dezembro de 2021